Cartazes poloneses anti-comunismo e a Guerra Soviético-Polonesa (Ou Guerra de Independência Polonesa) - 1919-1921

A Guerra Soviético-Polonesa ocorreu logo depois do fim da Primeira Guerra Mundial e logo depois que os bolcheviques tomaram o poder no antigo Império Russo. A Rússia ainda passava por conturbada guerra civil quando o Exército Vermelho organizou expedições para manter sob controle russo países como Ucrânia, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia que se tornaram independentes depois que Alemanha e Áustria-Hungria se renderam às Potências Aliadas.

Os países do Leste Europeu tinham o intuito de ser um "cordão sanitário" para tentar separar a Europa da "ameaça bolchevique". Esses novos países surgiram de territórios alemães, austríacos e, principalmente, russos que, após a Primeira Guerra Mundial, se separam desses impérios e se declararam independentes. Os soviéticas, dispostos a restaurar o território russo como ele era em 1914, decidiram invadir esses novos países, tentando anexá-los novamente, mesmo com a guerra civil ainda não resolvida na Rússia.



Aqui temos uma coletânea de cartazes poloneses do período da Guerra Soviético Polonesa (1919-1921)





No cartaz acima podemos ver Trotsky (idealizador do Exército Vermelho e uma das pessoas mais influentes no círculo político de Lênin) retratado nu, vermelho, como um "diabo" sentado num monte de crânios.

No título do cartaz podemos ler, em polonês:

"A Liberdade Bolchevique"





No cartaz acima vemos um cavaleiro polonês atacando com um sabre de cavalaria um soldado soviético desfigurado para parecer um "bárbaro", um "monstro".


Tradução da Frase: "Derrote os Bolcheviques!"






Nesse cartaz vemos uma igreja polonesa totalmente destruída, e nos escombros os corpos de poloneses inocentes. Lembrando que a Polônia é um país onde o Catolicismo é bem forte, por isso esse cartaz tinha o intuito de chocar a população.


No texto do Cartaz podemos ler:


"ÁS ARMAS! Isso será o destino das vilas polonesas se os Bolcheviques vencerem"




Nesse cartaz vemos um fazendeiro, um operário e um soldado, poloneses, todos lutando pela defesa da Polônia. No texto podemos ler:

"TODOS OS POLONESES, PEGUEM SUAS BAIONETAS!"

Mais cartazes em:http://suojeluskunta.tumblr.com/post/78027260394/historia-polski-anti-bolshevik-polish

Postado por: Prof. Barbado (curta, comente e compartilhe o História Ilustrada no facebook e o Cabine do Tempo).

Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.