Vídeo e foto: o último homem a ser executado em público pela guilhotina


Se trata da execução pública de Eugen Weidmann em 17 de julho de 1939. Weidmann assassinou 6 pessoas e em decorrência de seus crimes foi sentenciado à morte através da guilhotina disposta fora da prisão Saint-Pierre, em Versalhes. A decapitação causou grande polêmica ampliada pelas discussões motivadas pela divulgação das imagens realizadas por jornais, que registraram o exato momento do corte da cabeça do criminoso. Após este caso o então primeiro-ministro Édouard Daladier encampou a decisão de abolir as execuções públicas. 

Embora em franca diminuição, as execuções passaram a ocorrer no recinto das casas de detenção até que o tunisiano Hamida Djandoubi foi guilhotinado em 10 de setembro de 1977. A pena de morte na França só foi abolida em 1981, durante o governo de François Mitterrand. 


Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.