A Ditadura Militar manteve índios brasileiros em campos de concentração em Minas Gerais.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deveria, em teoria, ser um órgão de amparo às causas indígenas, entretanto, entre 1969 e meados da década de 1970, manteve sigilosos centros de detenção para índios considerados “infratores”. Ambas no estado de Minas Gerais, as cidades de Resplendor e Carmésia abrigaram esses centros sob vigia da polícia militar. 
Diversas denúncias de tortura, trabalho escravo e desaparecimentos estão relacionadas ao Reformatório Krenak na cidade de Resplendor (MG) e à Fazenda Guarani na cidade de Carmésia (MG). Mais de uma centena de presos, de diversas etnias, vindos de pelo menos 11 estados brasileiros estiveram sob reclusão nestes locais, muitos deles estavam relacionados à luta contra a invasão de áreas hoje reconhecidamente pertencente aos indígenas. 
Até hoje poucas informações são de conhecimento público a respeito do que acontecia nesses lugares, ninguém foi indenizado por violação de direitos humanos. Nem mesmo o Estado brasileiro chegou a reconhecer a culpa por esses crimes.
Veja um pequeno documentário sobre o tema:
Fonte: http://www.apublica.org/2013/06/ditadura-criou-cadeias-para-indios-trabalhos-forcados-torturas/

Postar um comentário

11 Comentários

  1. A Ditadura na verdade foi uma consequência de uma reivindicação do próprio povo, numa época de Guerra Fria e o mundo dividido entre Comunismo e Capitalismo, o Brasil tinha que tomar uma decisão, ou tirava o comunismo que já estava entrando no governo ou seria como Cuba, Venezuela, etc. só que em tamanho família, a tomada do governo pelos militares em si, foi muito boa ou estaríamos na pior hoje em dia.

    O problema é que os militares gostaram de ficar no poder e... não eram exatamente políticos e especialistas nisso, eram somente militares e com isso vieram muitos problemas, dentre eles, o exagero a censura, etc. eu diria que a Ditadura veio numa hora certa e saiu numa hora errada (deveria ter saído antes, só pra esclarecer), só isso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua análise.
    Mas discordo totalmente da sua futurologia.
    Nunca saberemos se estaríamos como Cuba ou Venezuela hoje em dia.
    Aliás, pense por outro viés. Conhece algum país do tamanho de Cuba que tenha sido colônia e que tenha uma condição melhor do que a que eles alcançaram? Venezuela teve grandes saltos de qualidade durante a era Chaves, entre elas saúde e educação. Justamente nossas mazelas. Talvez nossas informações sobre estes países estejam erradas e eles não estejam tão mal assim.
    Talvez nós não estejamos tão bem também.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Thiago Soares, um país que foi colônia e que se saiu melhor do que Cuba, até o Brasil acabar com o país, fazendo uma guerra, foi o Paraguai. A Venezuela teve grandes saltos para trás com Chaves e piorando com Nícolas Maduro, você quer dizer néh. Ou vai me dizer que está tudo bem e todos felizes na Venezuela, e que l[á não está acontecendo nenhuma guerra civil ? Está pois o povo cansou da DITADURA SOCIALISTA E BOLIVARIANA, a mesma que querem implantar no Brasil, com o lixo do PT.

    ResponderExcluir
  4. Falou que o PT é comunista/socialista? Já sei que é um tolo doutrinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens ... se o partido explicita suas intenções.... seria doutrinação dizer que não são sociaistas?

      http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2015/04/TESES5CONGRESSOPTFINAL.pdf

      Excluir
  5. hoje em dia nem o assasino vai preso,é isso que a gente quer?

    ResponderExcluir
  6. É muita pobreza de argumento em todo esse vídeo. Na verdade os índios foram protegidos da autodestruição pelo álcool. Veja que o que aconteceu nas últimas décadas com os índios do centro do Brasil...Eles apresentam a situação de forma simplista exatamente como lhes convêm. Fora pt.

    ResponderExcluir
  7. hoje em dia nem o assasino vai preso,é isso que a gente quer?

    ResponderExcluir
  8. E LEE IDO Y ESTOY MUY SORPRENDIDO CON LA HISTORIA DE LOS INDIGENAS DEL BRASIL Y LOS GUARANIES YO POR EL LADO MATERNO SOY DECENDIENTE DE INDIA CHARUA DEL URUGUAY Y Y DE ANTONIO RODRIGUEZ CALDAS BRASILEIRO Y LOS PADRES DE ANTONIO R DEL PORTUGAL LO Q PASO CON LOS INDIOS ES ORROROSO

    ResponderExcluir