Castelos e Construções medievais - Um castelo no coração de Gales, A Fortaleza de Caerphilly

O Castelo de Caerphilly foi construído nas proximidades da cidade de Caerphilly, sul de Gales. Ele foi construído por Gilbert de Clare, no século XIII, como parte de sua campanha conquista, para a coroa inglesa, do condado galês de Glamorgan.







Gales sempre fora uma das regiões das Ilhas britânicas a resistir às invasões dos saxões, jutos e anglos nos séculos V e VI depois de Cristo. Desde essa época, os galeses estavam separados em pequenos reinos célticos e resistiam a qualquer tentativa (tanto dos saxões quanto dos normandos, mais tarde) de conquista. Porém na primeira metade do Século XIII, a Coroa inglesa, sob as ordens ainda da dinastia de linhagem ligada à Willian, o Conquistador, (os Plantagenetas), iniciou uma série de campanhas, não só contra Gales, mas também contra a Escócia e a Irlanda, para que, finalmente, a Inglaterra fosse soberana em suas ilhas.









A construção das fortificações de Caerphilly foi muito importante, em termos militares, pois Gilbert de Clare e seus descendentes sempre se digladiaram com os nativos galeses para manter o condado sob domínio inglês. O Historiador Allen Brown considera esse castelo a "Mais bem elaborada defesa medial de toda a Grã-Bretanha".







Em fins do século XV, o castelo caiu em decadência, depois de resistir quase 2 séculos contra ataques constantes de galeses e revoltas inglesas. Os Marqueses de Bute compraram a propriedade em 1776, e os Terceiro e Quarto Marqueses dessa família começaram a restauração do lugar. Em 1950,o castelo e suas regiões adjacentes foram dados ao estado, que se incumbiu de terminar as restaurações e mantê-lo, coo patrimônio histórico das ilhas britânicas. Agora, no século XXI, a Agência de Herança Galesa "Cadw" administra o lugar, tornando-o uma atração turística muito importante do Estado de Glamorgan.

O Castelo ocupa 120,000 m2, é cercado por 2 lagos artificiais e é o segundo maior castelo das Ilhas Britânicas.




Fonte de inspiração para a postagem: http://www.medieval-castles.net/welsh/caerphilly.htm

Postado por: Matheus Santos da Silveira,  Professor de História formado pela PUCPR, Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais

Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.