Os esportes marciais como propaganda da União Soviética




Óleo sobre tela.: Wrestling, 1930, por Olga P. Vaulina

O Mundo do Esporte Soviético: exposição inédita.

Imagens de boxeadores realizando sparring, esquiadores implacáveis e desfiles Olímpicos triunfantes - estes são apenas alguns dos símbolos artísticos que foram utilizados para representar a Rússia Soviética. Seu auge foi no período após a Revolução Russa de 1917, quando essas manifestações visuais de força, glória e vitória permearam propaganda de todas as formas, incluindo o mundo da arte realista.

Com exposição em Londres, na Sotheby, é considerada um tributo ao mundo largamente ignorado de obras de arte soviética. Serão leiloadas 35 das pinturas mais emblemáticas, desenhos e esculturas da época, explorando como a arte figurativa foi moldada para encaixar a maior visão de uma União Soviética unida.

O esporte foi usado como meio de comunicação, luta, confronto e, mais tarde, como método de transmissão de lazer e do cotidiano.

No Rio de Janeiro, dentro de alguns dias, ocorrerá o Meeting Brasileiro de Ciência das Artes Marciais. A todos que desejam saber mais sobre a Ciência que originou Campeões Mundiais e Olímpicos da União Soviética, recomendamos acessar este site (evento aberto): http://eventos.tatame.com/

(Fonte: www.huffingtonpost.com)

Dica do leitor Leandro Paiva, entre em contato para divulgar eventos ou sugerir postagens.