9 momentos históricos recriados na série Os Simpsons


O seriado de humor americano "The Simpsons" é conhecido por parodiar diversos elementos da cultura humana, seja para criticar esteriótipos de personalidade ou mesmo fazer referências diretas para dar um simples tom mais interessante para suas histórias. Além de alguns episódios temáticos representando contextos históricos, é possível ver em alguns episódios referências explícitas a imagens que marcaram eventos históricos. Confira abaixo algumas dessas cenas:
(clique nas imagens para ampliar)
A tradicional cena de abertura com um sofá em frente à televisão teve um toque especial nos episódios 8 e 19 da 14º temporada, eles são homenageiam a impressionante fotografia dos trabalhadores em um momento de descanso na construção do Empire State Building, 1932.


Selma briga com os chineses quando tenta adotar uma criança do país sem ter um marido, a imagem faz referência ao homem que ficou conhecido como "O rebelde desconhecido", ele era mais um entre os milhares estudantes que organizaram protestos na Praça da Paz Celestial, na China, 1989.


Barney Glumbie acaba colidindo o dirigível da cerveja Duff, clara referência ao histórico desastre do dirigível alemão Hindenburg em Nova York, 1937, esse acidente marcou o fim da era do uso de dirigíveis para transportar pessoas. 

A "boy band" de Bart Simpson fazem uma referência a inesquecível fotografia dos soldados hasteando a bandeira americana em Iwo Jima, durante a campanha contra o Japão Imperial durante a Segunda Guerra Mundial, 1945.


Milhouse se põe em lágrimas ao ver adultos quebrando todos os brinquedos de Springfield, a cena faz referência à imagem de um cidadão francês impotente chorando ao ver a cidade de Paris tomada por nazistas, 1940, durante a invasão alemã à França na Segunda Guerra Mundial.


Abe Simpson em Woodstock, fazendo referência a uma famosa fotografia da Revista Life retratando o histórico Festival de Woodstock, 1969, um marco do movimento de contracultura nos Estados Unidos. 

Lisa é beijada por um garoto vestido de marinheiro após ganhar uma briga. A imagem faz referência ao "Beijo de NY", quando um marinheiro beijou uma enfermeira ao descobrir que a Segunda Guerra Mundial havia chegado ao fim, 1945.


Um pedaço da colcha de ancestrais de Marge Simpson, é uma referência à famosa foto de um guerrilheiro no momento exato de sua morte durante a Guerra Civil Espanhola, 1936. 


Embaixada americana na Austrália sendo evacuada quando Bart Simpson arruma problemas com o país, é uma referência ao episódio conhecido como "A Queda de Saigon", 1975, momento dramático em que cidadãos americanos em Saigon fogem às pressas cercados pelas forças do Vietnã do Norte, no que representou a maior derrota militar da história dos Estados Unidos.


Fonte: http://iconicphotos.wordpress.com/2010/06/15/the-simpsons-do-iconic-photos/

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ah, Simpsons, uma verdadeira obra-prima dos desenhos (no meu ver, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Simpsons mostra a critica que os americanos fazem de si mesmos. Com toda a neurose e insegurança.

      Excluir
  2. estados unidos não perdeu na guerra do vietnam e nem o o próprio vietnam ganhou, não houve vencedores, EUA não teve o apoio da população

    ResponderExcluir