A invenção do Vale-Tudo (MMA) na Rússia Soviética


As lutas em que tudo valia, denominadas de vale-tudo (caixa baixa) foram popularizadas pela família Gracie. A evolução daquilo, com a inclusão de regras, proteções e limite de tempo, praticamente originou uma nova modalidade, denominada de Vale-Tudo (caixa alta). Com intuito de atrair o público em geral e minimizar o estigma violento desta palavra, aproximando a modalidade para percepção de esporte institucionalizado, artificialmente, os cartolas do UFC determinaram nova alcunha: Mixed Martial Arts - MMA. Daquele dia em diante, toda peça publicitária, entrevistas para veículos de mídia e conscientização dos lutadores para utilização da sigla, foi instituído. Funcionou. Tiro certeiro e hoje o evento é sinônimo de MMA e vice-versa. Como curativo e Band-Aid no Brasil.

O que pouca gente sabe, apesar da nova safra de lutadores russos no UFC e da saga de sucesso de Emelianenko Fedor - oriundo do Sambô (Modalidade Esportiva de Combate Russa) -, é que o Vale-Tudo/MMA, tal qual o conhecemos, já era praticado competitivamente pelo exército da União Soviética desde 1979.

Na cidade de Kaunas (unidade militar № 42235), na base de esportes da 7.a divisão de guardas de tropas aerotransportadas ocorreu o primeiro campeonato. Desde então, os campeonatos de tropas aerotransportadas foram realizados anualmente. Criado desde 1970 por especialistas e entusiastas da preparação física e esportes de combate do exército soviético, depois do campeonato de Kaunas, a formação de luta corpo-a-corpo tornou-se respeitada e considerada uma das mais relevantes no programa militar.

Moldes iniciais pré-campeonato interno apontam que eram confrontados lutadores de todas as categorias de "peso", independentemente de idade. Desse modo, além das técnicas em si, buscavam identificar "valores" guerreiros, intrínseco dos combatentes e selecionavam os melhores para missões de elite específicas.

Vale salientar que a realização do primeiro campeonato no Exército, não teria sido possível sem a prática de longo prazo que o precede e experiências com vários tipos de combates individuais. Prioritariamente, foram convocados militares já classificados e premiados em competições de Boxe, Luta Olímpica e Judô, além de outras Lutas/Artes Marciais/Modalidades Esportivas de Combate.

No Rio de Janeiro, dentro alguns dias, ocorrerá o Meeting Brasileiro de Ciência das Artes Marciais. A todos que desejam saber mais sobre a Ciência que originou Campeões Mundiais e Olímpicos da União Soviética, recomendamos acessar este site (evento aberto): http://eventos.tatame.com/

Texto e Pesquisa Histórica: Leandro Paiva