A origem das bicicletas dobráveis remonta à Primeira Guerra Mundial


Foto: Soldados da infantaria ligeira italiana (Bersaglieri) durante a Primeira Guerra Mundial.


A ideia de melhorar a agilidade em combate foi bastante trabalhada pelos militares no início do século XX, Satisfatoriamente eficiente para curtas e médias distâncias, tarefas de patrulhamento e reconhecimento passaram a usar esse recurso. A logística foi um dos principais benefícios da introdução da bicicleta: baixa manutenção, não precisa dos cuidados que um cavalo demanda, e não usa combustível. No geral, um soldado equipado com uma bicicleta consegue cobrir o triplo da área que poderia cobrir a pé.

O primeiro registro de uso da bicicleta para combate é da Guerra dos Boeres, na África do Sul, em 1899, mas foi na Primeira Guerra Mundial que o uso da categoria dobrável surgiu nos campos de batalha. Ali, as "magrelas" desempenharam papeis importantes na movimentação de combate. O continente europeu estava tomado por divisões de infantaria ciclomontada, a Alemanha chegou a ter 80 companhias de infantaria leve equipadas com bicicletas como meio de transporte. 

Veja algumas fotos interessantes:

Ilustração austríaca do conceito do uso de bicicletas dobráveis em combates militares

Dobráveis usadas na Primeira Guerra Mundial (montadas): Steyr Waffenrad (austríca), Captain Gerard (francesa), Bianchi Bersaglieri (italiana).

Dobráveis usadas na Primeira Guerra Mundial (desmontadas):  Bianchi  Bersaglieri (italiana), Steyr Waffenrad (austríca), Captain Gerard (francesa).


Foto: Tropas ciclistas da Alemanha Nazista sendo inspecionadas por Heinrich Himmler, líder da 
Schutzstaffel durante a Segunda Guerra Mundial.



Foto: Desembarque da infantaria canadense na Praia de Juno, na Normandia, durante o Dia D, na Segunda Guerra Mundial, 1944.

Fontes:
http://www.veliciousbicycles.com/2013/12/ww1-military-folding-bicycles.html
http://www.navsource.org/archives/10/15/150299.htm
http://thesciencebookstore.com/2011/01/fantastic-contrivances-of-massive-and-unneeded-difficulty-bikes-in-war-1897/
http://www.bikemagazine.com.br/2011/03/bicicletas-nas-guerras/


Bruno Henrique Brito Lopes 
Graduando em História pela Universidade Católica de Pernambuco. 

Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.