Um castelo herege no coração da França - Castelos e Construções Medievais: O Castelo cátaro de Montsegúr

Montsegúr é uma famosa fortaleza construída num escarpado monte no sul da França, no Estado de Ariège, bem na fronteira com a Espanha.








Essa fortaleza é considerada uma das principais fortificações dos Cátaros, hereges cristãos que resistiam aos ataques das forças apadrinhadas pelo Vaticano. 

Porém, apesar de estar em ruínas, muitas das paredes que formam o perímetro de Montsegúr são de períodos após a Cruzada Albigense (1209–1229), o que prova que por várias vezes houveram reformas para manter essa posição estratégica no Sul da França.








Em 1204, Raymond de Péreille, um dos 2 únicos "senhores" cátaros de Montsegúr, declarou que reconstruiria o forte, abandonado desde 1182 ou mais, e que seria um baluarte da resistência cátara no Condado de Tolouse, que abrangia quase todo o sul da França.











Em 1233, se tornou o centro teológico e ideológico dos cátaros, atraindo a ira do Vaticano e a cobiça por terras que os Reis franceses tinham. Em 1242, como parte da Cruzada contra os hereges no sul da França, Hugues de Arcis comandou uma tropa de 10 mil soldados e, em nome do Rei da França e do Papa, massacrou os 100 defensores, 211 monges cátaros e muitos refugiados civis, todos guarneciam Montsegúr.

O castelo caiu em Março de 1244, e aproximadamente 200 cátaros foram queimados vivos. Após essa vitória, as fortificações cátaras foram tomadas pelas forças reais francesas, que a reconstruíram ao longo de 3 séculos.

As Ruínas que vemos hoje são chamadas de "Montségur III" pelos arqueólogos franceses, porém o "layout" da fortaleza permaneceu o mesmo, já que o espaço para construir era mínimo.















O castelo fica a 1.200 metros acima do nível do mar e foi tombado como monumento históricos pelo Ministério da Cultura francês em 1862.


Postado por: Prof. Barbado (curta, comente e compartilhe o História Ilustrada no facebook e o Cabine do Tempo).

Bônus: 

Acreditem ou não, essa música do Iron Maiden me inspirou a fazer essa postagem ;)