Vídeo em cores: Kamikazes em ação na Segunda Guerra Mundial


Os kamikazes eram pilotos de aviões suicidas baseados no bushido (código de conduta samurai).

Para que o povo japonês não perdesse a vontade de lutar, a imprensa, assim como o próprio imperador Hirohito, estimulava -os exaltando a glória na morte de seus companheiros e trazendo referencia do passado, da época dos samurais onde morrer em defesa do seu mestre era uma honra.
Naquele momento a guerra estava praticamente perdida, então os Kamikazes surgiram a partir desse espírito de luta resgatado da sua época gloriosa, juntando ao fato de sempre subjugarem seus inimigos. Portanto não deixariam que os americanos vencessem, mesmo que isso significasse o fim de sua vida.

O nome kamikaze (em português, vento divino) remete a um tufão que, em 1281, salvou o japão de uma derrota certa contra o numeroso exército mongol.

Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.