Vídeo em cores: O lançamento e explosão da Bomba Atômica de Nagasaki


A bomba lançada em 9 de Agosto de 1945 em Nagasaki era maior do que a utilizada em Hiroshima. Por isso mesmo, recebeu o nome de «Fat Man». 

Nagasaki não era o alvo inicialmente escolhido para o lançamento da segunda bomba atômica. 
O bombardeiro B-29 chegou a sobrevoar a cidade de Kokura mas não largou a bomba devido ao muitas nuvens que dificultariam as manobras. Mudou de rumo e seguiu para o segundo alvo: Nagasaki.

O engenho utilizado em Hiroshima utilizava urânio. Em Nagasaki foi utilizado plutônio e o processo era de implosão. A bomba era mais potente mas, devido às características de Nagasaki, teve um efeito menos devastador do que em Hiroshima. Lançada Às 11.02 horas ela provocou a morte a mais de 70 mil pessoas. Calcula-se que a energia libertada fosse equivalente a 21 mil toneladas de TNT. 

No dia a após a explosão da bomba atômica em Nagasaki, o imperador Hirohito declarou o fim da guerra.

Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.