Você sabia? A Estátua da Liberdade de Nova York veio da França




"A Torre Eiffel em liberdade", 1969, foto de Robert Doisneau. 

Nesta imagem vemos uma das duas réplicas da Estátua da Liberdade que existe em Paris, mas o que muitos não sabem é que a verdadeira Estátua da Liberdade também já esteve em Paris.

Ofertada aos EUA como presente da França, a Estátua da Liberdade (oficialmente batizada como "Liberdade Iluminando o Mundo") foi produzida entre 1877 e 1882, sendo projetada pelo escultor Frederic Auguste Bartholdi e tendo sua estrutura como obra de Gustave Eiffel (que mais tarde construiu a famosa Torre Eiffel). Antes de ser enviada aos EUA, a estátua foi apresentada formalmente em Paris, sendo montada para apreciação e exibida entre julho de 1884 e janeiro de 1885, quando foi desmontada e enviada aos EUA. Por falta de dinheiro para construir o pedestal definitivo para a estátua, ela só foi montada nos EUA em outubro de 1886 após uma campanha de arrecadação de dinheiro para realização da obra.

Abaixo vemos a verdadeira Estátua da Liberdade montada pela primeira vez ainda em Paris em 1884.



Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.