Os Desenhos Banidos da Disney - A propaganda de guerra norte-americana nos "cartoons"

Durante a Segunda Guerra Mundial, os esforços de guerra não se limitavam apenas aos programas de recrutamento voluntário, à trabalhar mais nas fábricas de munições, economizar seu salário ou seu consumo e comprar bônus/estampas de guerra. A guerra psicológica fazia seu grande papel através, principalmente, das propagandas de guerra.

Imagens de um curta-metragem do Marinheiro Popeye - "You're a Sap, Mr. Jap", falando sobre a "traição" japonesa

Nos Estados Unidos, os principais estúdios de Animação de Hollywood adotaram completamente a causa de seu país, que aos olhos da opinião pública fora traído pelos países do Eixo, já que era um país "neutro".


Rascunhos do curta-metragem protagonizado pelo Pato Donald, intitulado "Der Fuhrer's Face" (A Face do Fuhrer). Ganhou o Oscar de melhor curta de animação de 1943.

Cena do curta-metragem de 1944 "Educação para a Morte"

Os principais desenhos (a meu ver) que fizeram mais sucesso e que permaneceram até hoje como clássicos da propaganda de guerra norte-americana são os desenhos dos Estúdios Disney. Abaixo seguem quatro curtas de animação da Disney que, atualmente estão "banidos" por conta de seu conteúdo "politicamente incorreto" para os dias atuais, principalmente por seu teor altamente político e doutrinário, de um certo ponto de vista:

1- Der Fuehrer's Face:

2- Educação Para a Morte, ou A História de uma das "Crianças de Hitler":

3- O Espírito de 1943:

4- Um novo Espírito:




Fontes: 

Livro The 50 Greatest Cartoons de Jerry Beck

Matheus Santos da Silveira 
Professor de História formado pela PUCPR
Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais

Postar um comentário

2 Comentários