Viajando no tempo: Ouça uma gravação de voz do século 19



Foto: Alexander Graham Bell em uma ligação telefônica de longa distância de Nova York para Chicago, 1892.


São raras as gravações de áudio do século XIX, mais raras ainda aquelas com reconhecível voz humana registrada. Durante muito tempo cientistas quebraram a cabeça para descobrir uma maneira de reproduzir essas gravações. 

O grande problema está no fato do áudio ter sido gravado em delicados cilindros fonográficos. Por causa disso, qualquer tentativa de reprodução poderia destruir o registro. A solução encontrada há pouco tempo foi o escaneamento tridimensional, digitalizando o material e podendo assim executá-lo sem destruir sua versão original. 

A voz de Graham Bell ficou registrada nesse cilindro fonográfico.


Um dos cilindros fonográficos preservados tem a voz de Graham Bell, um dos grandes nomes ligados à invenção do telefone. Não se trata de nenhum registro relevante, é apenas um teste de som de 1885, mas se tratando de uma gravação de voz de quase 130 anos, qualquer som se torna impressionante. 

Ouça o arquivo em que Graham Bell fala em inglês:


“Ouça a minha voz – Alexander Graham Bell.”






Sobre este site

O Projeto História Ilustrada é uma iniciativa acadêmica apoiada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pela Fundação Antõnio dos Santos Abranches (FASA). Todos os autores deste site são formados ou estudantes do curso superior em História. Nós usamos técnicas de redação compatíveis com a linguagem da internet com o objetivo de disseminar o conhecimento e paixão pelos estudos históricos.

0 comentários: