Um mistério de 500 anos: embarcação naufragada de Cristóvão Colombo é encontrada no Haiti

Na última terça-feira, 13 de Maio de 2014, o respeitado arqueólogo Barry Clifford declarou, após mais de 10 anos estudando o caso, ter encontrado na costa do Haiti os restos da caravela "Santa Maria", que levou Cristóvão Colombo ao momento histórico da chegada do homem europeu ao continente americano. 

Por se tratar de um achado submerso, evidentemente as dificuldades para averiguação são imensas. O primeiro contato de Clifford com esse naufrágio se deu em 2003, de lá pra cá foram averiguadas diversos indícios sugestivos, como o tipo de armamento original da embarcação e a descrição do local do naufrágio nos registros de Colombo. Ainda assim, se espera que nas próximas etapas do estudo, algo que também depende das autoridades haitianas, destaquem evidências mais concretas do achado.

Foto: Barry Clifford aparece medindo restos de um canhão da embarcação na costa do Haiti.

"Toda evidência geográfica, de topografia submarina e arqueológica sugere, de maneira muito forte, que são os restos da famosa nau capitânia de Colombo, a 'Santa Maria'",

"Estou confiante em que a escavação completa dos restos do navio revelará a primeira prova arqueológica marinha da descoberta da América por parte de Colombo".



A nau 'Santa Maria' encalhou em um recife em 25 de dezembro de 1492. A localização é compatível com o que foi descrito no diário de Colombo. Em 3 de agosto de 1492, Colombo partiu do porto de Palos, na Espanha, com as embarcações "Santa Maria", "Pinta" e "Nina", com o objetivo de encontrar um novo "caminho para as Índias". Em de outubro do mesmo ano, desembarcou nas Bahamas, América Central, de onde seguiu para Cuba e Ilha de São Domingos (atual Haiti e Rep. Dominicana), onde 'Santa Maria' encalhou e afundou. Após o naufrágio, Colombo retornou à Espanha para informar o resultado da viagem. 

Barry Clifford é um historiador e sociólogo com longa experiência arqueológica, membro do centenário e internacional "Clube dos Exploradores", e faz parte da presidência da National Geographic Society. Ele já recebeu diversos prêmios de Arqueologia Marinha, entre eles o Prêmio Rolex Lowell Thomas em 2005.

Fontes: 

http://noticias.terra.com.br/ciencia/arqueologo-afirma-ter-encontrado-caravela-de-colombo-na-costa-do-haiti,6df3328f5e2f5410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://www.cnn.com/2014/05/13/world/americas/christopher-columbus-santa-maria/
http://www.independent.co.uk/news/science/archaeology/exclusive-found-after-500-years-the-wreck-of-christopher-columbuss-flagship-the-santa-maria-9359330.html

Postar um comentário

1 Comentários