Histórias vindas na Música - Uma homenagem sueca aos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial

A Banda sueca de Power Metal Sabaton é famosa por suas letras e músicas baseadas em grandes eventos históricos, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Em seu novo álbum, intitulado Heroes, eles novamente abordam esse tema, focando mais nos heróis "esquecidos" em vez de em uma batalha (como geralmente fazem).



Capas do último Álbum do Sabaton, Heroes


Breve Histórico da Banda:


Sabaton é uma banda de power metal sueca formada em 1999. O grupo é conhecido por ter letras e músicas altamente "Históricas", principalmente ligada à História Militar. 

Atualmente a Banda é formada por:

Joakim Brodén – vocais (1999-atualmente)
Pär Sundström - baixo (1999-atualmente)
Chris Rörland – guitarra (2012-atualmente)
Thobbe Englund – guitarra (2012-atualmente)
Hannes Van Dahl – bateria (2013-atualmente)

Em 1999 Joakim Brodén, Rickard Sundén, Oskar Montelius, Daniel Mÿhr , Daniel Mullback e Pär Sundström juntaram-se para formar Sabaton. Após as primeiras gravações várias gravadoras se interessaram pelo grupo, porém a Underground Symphony foi a escolhida. Em 2000 foi apresentado o CD promo Fist for Fight (que atualmente é uma compilação).

Em 2002, um novo álbum foi gravado. Metalizer deveria ser distribuído pela Underground Symphony como o álbum de estréia da banda, porém depois de dois anos de espera, durante o qual a banda realizou várias apresentações em toda a Suécia, o álbum foi abandonado.

A Banda retornou com um álbum intitulado Primo Victoria, de 2005, sendo o primeiro a abordar História Militar. a Música-título do Álbum, Primo Victoria, é uma homenagem aos que caíram nas praias da Normandia, em 1944.

Vídeo feito por fãs com cenas do filme "O resgate do soldado Ryan", e com a letra da música


Atualmente, como dito acima, eles lançaram um novo álbum, Heroes. Neste álbum a primeira música é sobre as "Bruxas da Noite" soviéticas, a esquadrilha de bombardeiros noturnos formado apenas por mulheres, que combateu os alemães na Frente Oriental.


Vídeo musical da música "Night Witches", com a letra na descrição do video


Então chegamos à homenagem feita pelos músicos aos 3 soldados brasileiros que, após se perderem atrás das linhas inimigas, recusaram-se a se render, atacando uma posição defensiva alemã, e morrendo no processo. Em uma entrevista oficial, onde a banda fala de todas a músicas do álbum, "Smoking Snakes" era para se chamar "Heroes". 

A música sobre os soldados brasileiros foi a "ideia inicial" que motivou a banda a fazer esse novo álbum. Eles disseram que "se fosse para uma das músicas se chamar 'Heroes', levar o nome do Álbum, seria essa, sobre os soldados brasileiros".


Vídeo feito por fãs da Música "Smoking Snakes", com letra em português e com cenas da mini-websérie "Heróis", que conta exatamente a mesma história da Música



Outras músicas com outros temas:

- Poltava - álbum: Carolus Rex:

Poltava conta a história da batalha de Poltava, que foi a derrota final do exército sueco em terras russas, em 1709, durante a Grande Guerra de Inverno




- A Lifetime of War - álbum: Carolus Rex:

A Lifetime of War é uma homenagem a todos os soldados caídos graças a "Religião e Ganância" (como eles cantam na música), durante a Guerra dos 30 anos (1618-1648), em que a Suécia também participou.




- Atero Dominatus - álbum: Attero Dominatus:

Attero Dominatus é a descrição, em música, da queda de Berlim, em 1945, pelo exército vermelho.




- Coat of Arms - álbum: Coat of Arms:

Coat of Arms é uma homenagem da banda pela resistência grega contra a invasão italiana, em 1940, os "descendentes de Atenas, Esparta e Creta", como a própria banda canta.




Há muitas outras músicas da banda que vale a pena serem vistas, porém se eu colocar todas que eu gosto aqui, acabaríamos com uma publicação de 10 páginas. Uma dica minha é que vocês, caros leitores, escutem os álbuns: "Coat of Arms"; "Carolus Rex", "Primo Victoria" e "Art of War". Espero que tenham gostado de Sabaton, do estilo musical deles e das letras de suas músicas. Eu adoro, e sempre uso algumas letras em sala de aula.


Matheus Santos da Silveira
Professor de História formado pela PUCPR
Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Vejam que no Wikipedia nem se quer comentam sobre a participacao do Brasil na Batalha da Normandia. Um absurdo, nao?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Overlord

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Brasil não participou da Batalha da Normandia! Onde você leu ou viu que participou?

      Excluir