10 raras fotografias de escravos brasileiros feitas 150 anos atrás

Quitandeiras em rua do Rio de Janeiro, 1875 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

Esta publicação é uma pérola, verdadeira uma raridade, creio que todos os brasileiros deveriam ter conhecimento disso. Quando estudamos a escravidão no ambiente escolar não estamos habituados a ver imagens reais de escravos do Brasil. A fotografia é um elemento que aproxima o leitor da realidade, e por conta disso, é muito importante estabelecer este tipo de contato na hora de aprender sobre algum tema.


Uma vez que o Imperador Pedro II era um entusiasta da fotografia, o Brasil se tornou um ambiente favorável à prática da fotografia muito cedo. Durante a segunda metade do século XIX diversos fotógrafos, alguns patrocinados pela Coroa, fizeram valiosos registros da realidade vivida no país. 
As imagens abaixo são do acervo do Instituto Moreira Salles, algumas delas foram feitas há mais de 150 anos. A qualidade do material, tanto no sentido gráfico quanto em detalhes de comentários nas suas legendas, impressiona e aproxima aqueles que querem entender o cenário escravocrata brasileiro.
Elas datam entre 1860 e 1885, período em que movimento abolicionista tomou maiores proporções. São registros muitas vezes idealizados, de tom artístico, se assemelhando às pinturas da época. Diferente de alguns casos de propaganda abolicionista nos Estados Unidos, o objetivo dessas fotos não é denunciar barbaridades.
(clique nas imagens para ampliar)
Lavagem do ouro, Minas Gerais, 1880. (Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

Escravos na colheita de café, Vale do Paraíba, 1882 (Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).


Senhora na liteira (uma espécie de "cadeira portátil") com dois escravos, Bahia, 1860 (Acervo Instituto Moreira Salles).


Negra com uma criança branca nas costas, Bahia, 1870. (Acervo Instituto Moreira Salles).


Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865. Observe o impressionante contraste entre a criança branca com seu brinquedo e os pequenos escravos descalços aos farrapos (Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles).


Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).



 A Glória, vista do Passeio Público, Rio de Janeiro, 1861 (Revert Henrique Klumb/Acervo Instituto Moreira Salles).

Escravos na colheita do café, Rio de Janeiro, 1882 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).

Bônus: no vídeo abaixo estão compiladas mais fotos do Instituto Moreira Salles. São escravos brasileiros de cidades como Recife, Salvador e Rio de Janeiro, vale a pena conferir!

Fontes:

Postar um comentário

221 Comentários

  1. Riqueza histórica.
    Lindas as fotografias. Mas amei ver as minhas ancestrais slingando os bebês.
    Trago de volta o carregar bebês em carregadores de pano, junto ao corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem nada de rico e lindo ver fotografar a dor de homens mulheres e criancas...

      Excluir
    2. Concordo com vc Al SKmr , lindas fotografias? Existe sofrimento nestas fotografias, angustia, foi isso que els fotografaram, um povo obrigado a trabalhar e sem o direito da liberdade, como sabemos escravizados, não tem nada de bonito ai

      Excluir
    3. A beleza a que Elisangela se refere é o registro histórico. A dor já ocorreu, passou... o registro íconográfico ficou. Devemos ignorar as imagens e o que ela nos transmite somente pelo fato de serem da escravidão? Pura ignorância.

      Excluir
    4. Incrível como as pessoas têm a mente tão fechada. Querendo se passar como moralistas. Bela resposta História UnP!

      Excluir
    5. A dor não passou, ver pessoas nessas condições causa até revolta. Ótimo trabalho fotográfico e registro histórico. Lembremos que as fotos foram tiradas a pouco mais de 100 anos, isso não representa nem duas gerações praticamente.

      Excluir
    6. Eu não gostei, pode até ser um trabalho artístico, mas imprenssão que dá, é que esse fotógrafo da época queria eufemizar a imagem de escravidão, pois nessas fotos vi somente escravos vestidos e aparentemente conformados com que faziam.

      " A fotografia é um elemento que aproxima o leitor da realidade, e por conta disso, é muito importante estabelecer este tipo de contato na hora de aprender sobre algum tema." Sim, verdade, mas a realidade não era bem essa que vemos nas fotos. A escravidão não foi pacífica, houve muita luta pela liberdade.

      "se assemelhando às pinturas da época." mas é claro, a elite sempre quis por a escravidão como algo normal.

      Excluir
    7. Me admira ver as pessoas indignadas com fotos de 150 anos atrás, mas achar natural e normal ver todos os dias na tv cenas de estupro, roubo, agressões contra todo tipo de pessoas, o descaso do governo e vem com esse moralismo...em um País sem identidade como o Brasil. Gente hipócrita , vão estudar quem sabem vocês aprendam alguma coisa...

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Pelo visto quem precisa estudar é você, pois dizer o Brasil é um país sem identidade?! Francamente, né?

      Qual foi a parte que você não entendeu? Falei e falo novamente, a impressão que dá é de que estão tentando passar a imagem de que a escravidão foi uma coisa branda, suave e de que os escravos eram conformados com a situação, mas na realidade não foi assim, pois foi uma história de garra e resitência, onde o meu povo foi injustiçado, mas lutou, não quero ver suavilizada em fotografias a luta e sofrimento dos meus ancestrais. Independente de ser um trabalho artístico ou não.

      É o mesmo que entrar na favela e fotografar um PM beijando ou abraçando um morador. Sabemos muito bem que não é assim que funciona, a PM entra na favela e não respeita o morador, td q mostram são obras pra inglês ver, e acredito que foi o mesmo intuito desse trabalho fotográfico na época e hoje pode até servir para justificar e ajudar pessoas como vc a acreditar que a escravidão não foi tão ruim como pintam.

      O Brasil foi e é um país injusto, e colocar fotos como essa retratando a escravidão, isso sim é hipocrisia.

      Excluir
    10. Na verdade, durante o final do século XIX as condições de vida dos escravos melhoram muito, e não tem nada de ilusório nessas fotografias, basta ver na mina negros com brancos no mesmo serviço. Nessa época era possível que os escravos juntassem dinheiro para comprar sua própria alforria pela Caixa (era muito comum os conhecidos escravos de ganho), os castigos físicos eram proibidos por lei, e os idosos e recem nascidos recebiam a liberdade, tal como os que lutaram nas guerras pelo Brasil, e quando um escravo era livre, ele tinha os mesmos direitos que qualquer brasileiro, e muitos conseguiam serem bem sucedidos, como advogados, políticos (tivemos primeiro-ministro descendente de escravos), médicos (estes nessa época eram majoritariamente negros), etc. Só para informar quando o Brasil se tornou independente, cerca de 33% dos brasileiros eram escravos, e com antes da Lei Aurea os escravos eram apenas 0,5% da população, isso prova que a escravidão foi combatida durante esse período, mas aqui ninguém quer saber como foi a abolição, todos pensam por exemplo que um escravo no Império tinha as mesmas condições de vida que um escravo no período da exploração de ouro em Minas, sendo que ambas épocas foram diferentes e a sociedade evoluiu muito até a abolição.

      Excluir
    11. Eu sou a favor de voltar ao tempo de escravidão, mas agora eu escravizaria os moralistas, principalmente esses que falam de "princípios e valores humanos" em redes sociais . E ainda daria chibatadas. 100 chibatadas e 10 dias de trabalho forçado pra cada postagem em que recorrer a citações de moralismo barato.

      Excluir
    12. 34 • A escravidão não foi um privilégio do Brasil Colônia, Reino do Brasil e Império do Brasil; foi prática comum mundo afora. Como parâmetro, os EUA levaram 89 anos (1776 – 1865) após a sua independência, 23 anos a mais que no Império do Brasil 66 anos (1822 – 1888), para libertarem seus escravos. No Censo de 1860 nos EUA, a população escrava era de 3.953.761, enquanto que no Brasil esta população era de 1.584.600. Em 1887, no Brasil havia 600.000 escravos, e este número continuou caindo até 1888, ano em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Os EUA para libertarem seus escravos desencadearam uma sangrenta guerra entre o Norte e o Sul do país. Foi um período de guerra civil triste e difícil que dizimou cerca de 1.000.000 de pessoas entre civis e militares, onde 60% da população branca masculina na faixa etária adequada para o serviço militar morreu, o equivalente a 3% da população, que representaria hoje a 9.000.000 de vidas. “O conflito foi a guerra mais mortal na história dos Estados Unidos, resultando na morte de cerca de 750 mil soldados e um número indeterminado de vítimas civis (incluindo escravos que lutaram ou não na guerra)".

      ► https://plus.google.com/110663682213472257506/posts/VJxzK2krw6K

      Excluir
    13. Poemas Frases e Poesias,
      Entendi seu ponto de vista, até me pareceu muito inteligente da sua parte levar por esse lado, porém não convém tanta indignação pelas fotos, visto que o trabalho do site é apenas divulgar fotos dos ESCRAVOS. Percebemos isso pelo titulo do trabalho que é: "10 raras fotografias de escravos brasileiros feitas 150 anos atrás". Portanto o objetivo não é o contexto histórico e sim os personagens, no caso, OS ESCRAVOS que viveram a 150 anos atrás.

      Excluir
    14. Devidamente contextualizada a situação, eram bens e deviam ser belos para uma fotografia.
      Ainda o fazemos hoje, a diferença é que esses, já não são bens.
      Quer se indignar, por que não boicota compras de marcas como Nike, Zara, M.Officer, Renner etc, que ainda escravizam?

      Excluir
    15. O bebezinho nas costas da mãe é a coisinha mais doce que já vi na vida onwwww!!!!

      Excluir
    16. Realmente , riqueza histórica incomparável ! Olhem bem as fotos e jamais deixe ou admita que isto (escravidão) se repita!

      Excluir
    17. Os negros brasileiros são semitas e os verdadeiros Hebreus, povo escolhido de Yah. Quem está em "Israel" é farsante. O Salvador Yahúshua é negro. Confirme em Apocalipse: Sua pele tinha cor de pedra jaspe e sardônica.

      Excluir
    18. As fotos são ótimas, o seu estado de conservação é perfeito,porém discordo de vocês, quando afirmam:"Diferente de alguns casos de propaganda abolicionista nos Estados Unidos, o objetivo dessas fotos não é denunciar barbaridades." Estas fotos são sim um momento de barbárie, seu valor histórico é inquestionável, porém não se deve esquecer que nunca elas poderão ser vistas, como uma arte fotográfica, porque ela retrata um período de nossa história o qual nós brasileiros, devemos nos envergonhar, são escravos, são pessoas submetidas à escravidão, conhecermos por fotos este período, é necessário para que tenhamos a dimensão de quantas lágrimas, sengue e dor foram derramadas na construção deste país, pois é nos deparando com nosso passado, que poderemos construir um país mais digno, respeitando todas as raças, indiferente de cor, sexo, religião...

      Excluir
    19. Lindo, kkk, até hoje é lindo de outra forma, mas, continua lindo. País sem identidade é piada. O preto no Brasil continua a vender frutas nas ruas de outra forma, ou vocês não notam?

      Excluir
    20. JUNTE-SE A ILLUMINATI HOJE JUNTE-SE À GRANDE IRMANDADE DE ILLUMINATI HOJE E VIVA UMA VIDA MELHOR E FELIZ. BEM-VINDO AO GRANDE TEMPLO DE RIQUEZAS, FAMA E PODERES. Você é um empresário, homem ou mulher, político, músico, pastor, advogado, ator, atriz, banqueiro e você. quer ser rico, poderoso e famoso na vida. Você pode realizar seus sonhos sendo um membro da Grande Irmandade ILLUMINATI. Com isso, todos os seus sonhos e desejos do coração podem ser realizados plenamente, se você realmente deseja ser um membro da grande irmandade ILLUMINATI, Nota: Novos membros são recompensados com 1.000.000 de dólares americanos. Um anel de ouro será oferecido, que irá protegê-lo e aliar você de inimigos, e um visto gratuito para todo o país. Sem sacrifícios humanos ou compartilhamento de sangue. Se você estiver realmente interessado entre em contato conosco hoje pelo e-mail: [email protected] OU WhatsApp +1(813)6655179

      Excluir
  2. Fotos de um Povo Livre que foi escravizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, nao tem nada de bonito nisso...

      Excluir
    2. Pois é... o sofrimento é nítido nos olhares dessas pessoas...

      Excluir
    3. Precisamos olhar para o passado para entender o presente. As fotografias nos ajudam a entender e lutar contra as consequências da escravidão por aqui nos dias de hoje. As fotografias têm maior importância sociológica do que estética.

      Excluir
    4. Browny Alexy 2917/2018 revolucionários que levam riqueza para todo o mundo. O maior de todos os tipos.Sir Browny Alexy você é verdadeira e reconhecida Illuminati em todo o mundo. Ganhar dinheiro é mais.Claudio, Endereço Chamado Mariano Moreno 1610 província De Santa fe, San Jorge .. Brown Browny Alexy me fez perceber o poder de ganhar dinheiro e Riches.Money é bom, Sweet grande coisa na Terra .... Extending riqueza para o mundo @ _BROWNYALEXY @ GMAIL.COM..Power ,, rich ,, e mestre famoso @ Brownyalexy @ gmail.com..ou +1 [6186190161]
      ILLUMINATI !!!!!!
      O melhor de todos ......

      Excluir
  3. ho um absurdo "romantizar" o processo de escravidão no Brasil ocultando os crimes bárbaros cometidos pela Coroa portuguesa e demais pessoas , como por exemplo , os desgraçados e criminosos senhores de engenho. Na lista de crimes temos: Seqüestro , genocídio, cárcere privado, assassinato, estupro. Portugal se iguala a Hitler se for pior. A população negra não foi escravo , porque ninguém nasce escravo, foi sim escravizada. Detesto a historia oficial que passa esse ar de normalidade no período . Só os insensatos para achar normal esse tanto de crimes cometidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “A Humanidade não representa em absoluto uma evolução em direção ao melhor, ao mais forte, ao mais elevado; o progresso é apenas uma ideia moderna, ou seja, uma ideia falsa” F. Nietzsche

      Em 1550, o filósofo espanhol Ginés de Sepúlveda defendeu a dominação e a conversão forçada dos povos, alegando que assim eles se tornariam “civilizados” e “desenvolvidos”. . Essa argumentação deu ao rei espanhol a justificativa “racional” para conquistar, escravizar e dizimar os povos ameríndios e outros trazidos forçados . A história mostrou que, para os países da América Latina, o “progresso” e o “desenvolvimento” foram uma desgraça, pois a colonização promoveu o saque das enormes riquezas e o enriquecimento dos países colonizadores, deixando aqui somente pobreza, miséria e um rastro de morte e escravidão.

      Excluir
    2. Estou de acordo, foi nisso que pensei o tempo todo, no sofrimento injusto deles

      Excluir
    3. Tudo por causa de uma coisa ele inventaram o dinheiro...

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Não vejo diferente dos tempos atuais, apenas não existe a escravidão por etnias e sim por classes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A própria palavra trabalho, já remete a escravidão. Somos todos escravizados de alguma forma...

      Excluir
    2. A capacidade de um esquerdista falar besteira é realmente infinita.

      Excluir
  5. Seja engrandecida a Princesa Isabel, que pôs o Império a perder pela causa abolicionista. Hoje comemoramos Zumbi, chefe quilombola tirano e escravista, e esquecemos que foi a abolição da escravatura assinada por D. Isabel que libertou os negros de seu sofrimento. A Lei Áurea foi o estopim para a queda do Império no Golpe Republicano de 1889. Lembremos que os republicanos não eram abolicionistas, pois eles próprios tinham escravos. Dom Pedro II e Dona Isabel utilizavam de seus pagamentos para libertar escravos: os poucos negros que trabalhavam na Corte eram livres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um detalhe; o Brasil foi O ÚLTIMO país, do MUNDO INTEIRO, a abolir a escravidão. (Cuba foi o penúltimo, em 1886). Sem essa de monarcas bonzinhos, estavam seguindo um movimento mundial, e aliás, atrasados.

      Excluir
    2. Amigo, o Brasil durante o Império era uma monarquia constitucional, e portanto os monarcas tinham poderes limitados, e uma das limitações era a impossibilidade de criar leis e decretos, quem criava leis era o parlamento, dominado predominantemente por fazendeiros escravocratas. Mas os nossos monarcas sempre foram abolicionistas e usaram muito de sua influencia para que a abolição ocorresse da forma mais rápida possível, basta ler a história de Dom Pedro II e P. Isabel, alias esta ultima só conseguiu aprovar a lei áurea porque ela deu um golpe ao nomear um gabinete abolicionista sem aprovação do governo anterior para que a lei aurea passasse. Por favor conheça nossos monarcas antes de escrever besteiras.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fábio, você está errado, o último país a abolir a escravidão foi a Mauritânia, em 09 de novembro de 1981.

      Excluir
  6. Clovis Pereira, você está coberto de razão e até na época o problema era classista.
    O povo europeu, escravizava o negro africano com a ajuda de mercenários, que também eram negros e africanos, que capturavam os mesmos em tribos e aldeias. Por esse motivo eram considerados "atrasados".
    O que mais me espanta nos dias de hoje, é que mesmo tendo a internet disponível para pesquisar a verdadeira história, os pseudointelectuais insistem no jargão de que "o negro foi escravizado pelo branco".
    Não, o negro não foi escravizado pelo branco, foi escravizado pelos mercenários capitalistas brancos e negros que inclusive escravizaram os índios que aqui viviam e não são lembrados em em leis de cotas.
    A escravidão persiste e é independente de etnia, um exemplo é que até os dias atuais os negros são escravizados na África pelo próprio negro. As minas de diamantes do Congo são uma prova.
    Recentemente eu li que a filha do presidente de Angola é a primeira bilionária africana e posteriormente li que a Unicef estava fazendo campanha para arrecadar fundos para as crianças de Angola que vivem em extrema miséria.
    Reflitam e estudem para que tenham uma opinião com bases fortes. Livrem-se de jargões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas . como dizem , se ñ existe gente para cpmprar a pirataria , ñ existe vendedor , O BRANCO é o fdp sim , ja que ele é inteligente , por que ele ñ fez como fez com os italianos guando acabou a escravidão , e ñ era preciso tanto , ñ precisava ter seguestrado os negros , era so oferecer comida que com certesa milhoes vinham de livre , e expontanea vontade , como agora eles venha de livre vontade para trabalhar por comida , é foda . tenho 52a e ñ consigo esquecer esta dor de familia ser separada como no filme AMISTARD.e tao dolorido . passa se 2000000000000000. e nunca sera apagado . e real ñ fimme infelizmente.

      Excluir
  7. sou estudante do curso de História na Faculdade Barretos da minha cidade e achei muito interessante parabéns

    ResponderExcluir
  8. Eh para refletir, essas pessoas viviam bem, com dignidade e alegria. Por causa de DINHEIRO essas pessoas foram submetidas ao holocausto. Rerparem nas fotos, da pra ver o desalento e a vergonha dessas pessoas nem as criancas escapam, numca vi tanta foto con tantos olhares tristes...Pessoas descentes e direitas Nobres no legitimo sentido da palavra, vide dicionario, sendo tratadas como um ser nao humano inferior, ELES que ERAM NOBRES pois nao tinham a ganancia....

    ResponderExcluir
  9. Só quem viveu e sofreu na pele, o absurdo da escravidão, pode entender o olhar de cada pessoa nessas fotos... Muito triste!

    ResponderExcluir
  10. Perceber o valor histórico das fotos não é romantizar a escravidão. Talvez não tenham percebido a preciosidade desses registros. Isso não faz dos administradores da página insensíveis ou apolitizados, não mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor comentário que li sobre o assunto. De fato, discutir a questão da escravidão africana (e indígena) ainda deixa as pessoas exaltadas. Muito maniqueísmo impera no fórum, porém é inegável o registro histórico que estas imagens representam, quer de uma realidade concreta ou distorcida, quer de dor e sofrimento ou conformismo. Inegável também o atraso que o processo colonizador da América Portuguesa nos legou, porém era o que de mais "avançado" existia na época. Vamos discutir como (tentar) consertar o nosso País, isso sim!

      Excluir
  11. Povo ignorante, não sabe apreciar a relíquia que são essas fotografias e ficam falando merda, querendo corrigir com palavras o que já foi feito..

    ResponderExcluir
  12. Como fotografias, arte e registro histórico são lindas. A história que contam é horripilante. Mas condordo com um comentàrio, a diferença é que hoje a escravidão é pelas classes sociais, há inclusive a alforia.

    ResponderExcluir
  13. gente, o fato de alguém publicar essas fotos não quer dizer que apreciem a escravidão, que falta de entendimento, eu ein?! É um registro histórico. Tem muita coisa ruim acontecendo hoje, é muito importante o registro para a análise das próximas gerações.

    ResponderExcluir
  14. De alguma forma, a história sempre se repete. A mostra, ao contrário do que alguns manifestaram, é um oportuno recado às classe dominantes do mundo atual. O que não nos faltam, infelizmente, são escravos e dominadores. A exploração do ser humano, de todas as castas, pela droga, é infinitamente mais devastadora do que o domínio dos senhores de engenho.

    ResponderExcluir
  15. Repetindo de Rogério Souza em 17 de abril de 2014 07:58

    Fotos de um Povo Livre que foi escravizado.

    ResponderExcluir
  16. Fotos raríssimas que retratam a época, época esta que não fomos protagonistas nem autores, tampouco coadjuvantes, portanto só nos resta o papel de observador. Nenhum de nós foi o responsável ou o defensor desta realidade retratada nas fotos, neste caso, a crítica , o ódio as acusações só servirão para criar um ambiente repleto de negatividade.
    Ninguém é obrigado a concordar com ninguém, cada um tira suas conclusões, não é uma competição... é somente uma constatação, uma opinião diferente que cada um pode ter sobre qualquer assunto.
    A escravidão continua, agora sem correntes.
    Assistam zeitgeist e thrive e vejam a verdade sobre a história do mundo.
    Bom domingo a todos com amor no coração.

    ResponderExcluir
  17. superbe photographie....c'est du passé & c'est tant mieux°°°

    ResponderExcluir
  18. Eduardo Bueno: “Um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la”.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom!

    http://www.valdeirvieira.com/oasis-condominio-clube/

    ResponderExcluir
  20. Alguns comentários aqui postados demonstram a falta de conhecimento, e o que é pior, o anacronismo.

    ResponderExcluir
  21. Qualquer pessoa que postou aqui, se vivesse nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX teriam escravos! Não devemos fazer anacronismos na História! A escravidão era uma instituição, era cultural, e concordo com a Barbara Babi, vão estudar, ler livros e parem de ver novelas da Globo. Entrem em uma faculdade de História e perguntam quais livros vcs devem ler para aprenderem algo sobre a escravidão no Brasil. Se quiserem uma aula minha é só pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo posso referi a VC asim VC ta certo e só VC conversa com os idoso que tem 80 a 100 anos eles conheceram es escravo pardo mulato ate com a pele bem clara e os mulatos de posse possuía escravo está e a realidade na aqueles tempos

      Excluir
  22. este registro histório é semelhante a preservação dos campos de concentração nazista, e as instalações do doi_codi nl brasil. Precisamos lembrar sempre do que aconteceu para que isso não se repita. O horror deve estar sempre marcado, para que futuras gerações saibam da bestialidade humana, e nunca mais cometam o mesmo erro... Jamais... Por isso a importância e riqueza história deste acervo. Para mostrar a realidade da época, e que nunca mais ocorram situações semelhantes em gerações futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bestialidade humana ainda continua meu caro...a subestimação de um grupo pela classe social, cor da pele, escolha religiosa, opção sexual, estética, enfim...um ciclo sem fim. Mas não percamos a esperança por um mundo melhor!

      Excluir
  23. Meus bisavós foram escravos e ao ver estas fotos pude imaginar o sofrimento deles naquela época e valorizar a atitude deles de ensinar aos meus avós de que dias melhores viriam, e a serem pessoas integras não importa a maneira que fossem tratados. Estas fotos demonstram um legado de sofrimento e dor . É como descrever o gosto do sal e açucar ! não dá para descrever se não conhecer um ou outro. Ao conhecer estas fotos aprendemos a não nos escravizar, colocando limites sobre nosso potencial. , ou seja, o conhecimento é infinito e meus avós ensinaram a meus pais que O CONHECIMENTO NOS LIBERTA !!

    ResponderExcluir
  24. Lindas as fotografias. A escravidão era uma instituição nessa época, não vi sofrimento em ninguém. O povo viaja, hoje temos situações onde os pobres são tratados com menos dignidade do que nesses tempos. Havia sofrimento, mas havia consciência hoje só sofrimento. Pesquisa do mês passado revela que no país hoje, a parcela de negros mortos e preso em situações degradante são bem maiores do que de brancos. No face corre fotos de mulheres negras sendo avacalhadas em bailes, outras ridicularizando a feiura de grupos de negros, mulheres sem dente sorrindo, mulheres bebadas em posiçoes degradantes. Essas fotos sim eu vejo sofrimento.

    ResponderExcluir
  25. Quanto à observação de serem cenas idealizadas, com certeza todas essas imagens foram posadas. Na época os negativos eram em grandes chapas de vidro e as câmeras consequentemente enormes, precisando ser apoiadas em tripês, o que já por si dificulta tirar instantâneos. Contribui ainda a pouca sensibilidade das chapas, necessitando exposição prolongada, de fração de segundo até vários segundos, quando as pessoas tinham que permanecer imóveis. Vejam a foto dos garimpeiros, o efeito "véu de noiva" da cascata nos fundos é típico de exposição longa.

    ResponderExcluir
  26. E os estados unidos tiveram escravos, o problema do Brasil e outro. Sou ctotalmente contra a escravidão, mas na Africa quem caçava os negros eram oa proprios a troco de do maldito dinheiro.

    ResponderExcluir
  27. Fico feliz com a diversidade de respostas neste fórum. Diferente de muitos outros que já vi... respeito foi a composição do mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei muito admirado com as fotografias. Fiquei refletindo a respeito do grande caldeirão cultural que é o povo brasileiro. Os africanos com sua imensa diversidade cultural, intelectual trouxe para cá sua imensa visão de mundo, que foi somada com a grande diversidade cultural européia aqui, portuguesa principalmente, e somados a imensa diversidade cultural e linguística dos indígenas. O Brasil transformou-se no país mais miscigenado do mundo. Não somente do ponto de vista étnico, mas a nossa psicoesféra também transformou-se. E a cultura brasileira cotidianamente se renova. E nesse caldeirão cultural que é a cultura brasileira, percebemos que a cultura africana não somente influenciou, mas também predomina. Isto porque os africanos conheceram as principais civilizações do mundo antigo. É o povo mais antigo do mundo. E onde há concentração de negros, mesmo eles sendo discriminados e oprimidos, os brancos não resistem às suas manifestações culturais e artísticas. Foi sem dúvida, o povo mais inteligente e criativo que o mundo já conheceu!

    ResponderExcluir
  29. Bla Bla Bla....a fotografia é um registro histórico e como tal tem que ser analizada sob vários aspectos. Ela é uma escolha de angulo imagem modo etc. Pode ser estéticamente bonita e retratar a mais horrorosa escravidão. Ou pode ser um instrumento de denùncia ou uma tentativa de romanciar uma realidade pelo que mostra e pelo que esconde já que é uma escolha. Sim são lindas as imagens do ponto de vista estético e como registro histórico, mas podem ser descontruidas pela análise de conteúdo. Vamos parar com essa bobagem de não querer ver por que retrata um período triste da nossa história ou por que não retrata direito. A fotografia precisa ser estudada interpretada como qualquer documento para que sejam reveladas suas lacunas. Vejam o quadro Independencia ou Morte do Pedro Américo pintado para retratar uma passagem da história do Brasil. Graças aos históriadores descobrimos que aquele quadro estéticamente bonito e que entrou para história e livros didáticos do ensino fundamental é uma farsa montada pra criar um mito de fundação do Brasil independente. Logo o debate se é bonito ou feio não ajuda em nada desvendar nada...

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o nosso amigo Blog do sapo , as fotografias não mudam os fatos mas registram os momentos , sejam eles belos ou revoltantes não importa , o que importa é que de alguma forma a fotografia faz parte do tempo e isso é bom !!!

    ResponderExcluir
  31. O que importa é a discussão. No momento da discussão é que o conhecimento e o desconhecimento chegam à tona. Mas não nos esqueçamos que tudo continua como dantes na terra de abrantes. "Em pleno seculo XXI temos a noticia que atores mestiços (Camila Pitanga e Lazaro Ramos) em uma terra de mestiços (Brasil) foram impedidos de representar seu país (Brasil) na abertura da copa por determinaçao da FIFA. Pois bem, diante de comportamento tão nefasto nem uma manifestaçãozinha na Av. Paulista . Estamos repetindo exatamente o que disse Eduardo Bueno: “Um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la”. Aí está ela e com blog e tudo!

    MP investiga suposto racismo no veto a Lázaro Ramos e Camila Pitanga em sorteio da Copa
    Por Rogerio Jovaneli | TV Esporte Blog – ter, 3 de dez de 2013 02:13 BRST

    http://br.tv.yahoo.com/blogs/tv-esporte/mp-investiga-fifa-por-suposto-racismo-no-veto-041334024.html

    -

    ResponderExcluir
  32. lindas fotos, veja que o dom da arte fotografica vem do coração do artista fotografo que com pouquissimo recurso , conseguiu retratar a história do Brasil com uma grande beleza.

    ResponderExcluir
  33. Amargurar-se com o que já passou? Melhor cada um fazer sua parte para evitarmos dores e injustiças nos dias de hoje. Eu faço a minha parte, por isso posso observar a beleza e a técnica das fotos. A beleza está nos olhos de quem vê!

    ResponderExcluir
  34. PELOURINHO

    Bate na palmeira o vento
    E o negro por um momento
    Julga ser a brisa do mar
    Mas percebe muito tarde
    Que são brancos covardes
    Que vieram para lhe buscar.

    Sem se despedir da família
    Sob gritos que o humilham
    Vê distanciarem-se os coqueiros
    E num barco com outros tantos
    Prisioneiros em pleno pranto
    É levado ao navio negreiro.

    São centenas de nativos
    Transformados em cativos
    Homens, mulheres e crianças
    Que no porão do navio
    Passam calor, fome e frio
    E perdem a noção da distância.

    Os que se mostram valentes
    São presos com correntes
    E obrigados a se calar
    Pois com crueldade desmedida
    Não relutam em lhes tirar a vida
    Os lançando ao frio mar.

    Ao serem tratados feito bichos
    Não entendem a razão do sacrifício
    Pelo qual estão passando
    Será maldição dos orixás
    Ou os demônios vieram nos buscar
    E para o inferno estão nos levando?

    Depois da árdua viagem
    Os de maior força e coragem
    Chegam ao porto estrangeiro
    E aquela estranha gente
    Falando numa língua diferente
    Os troca por algum dinheiro.

    Vão para lugares variados
    Os de sorte se tornam criados
    Mas os demais que a elite avassala
    Têm como destino os açoites
    E as delirantes noites
    No duro chão das senzalas.

    O cepo, o tronco e a peia
    Lhes tiram o sangue das veias
    E a sua resistente dignidade
    Os grilhões e máscaras de flandres
    Lhes derrubam o semblante
    E eles sucumbem à saudade.

    Muitos veem nos pelourinhos
    A única alternativa e caminho
    Para fora da vida trágica
    Pois o escravo que é forte
    Encontra na própria morte
    A chance de voltar à África.

    Eduardo de Paula Barreto

    ResponderExcluir
  35. A pessoa viver para se deparar com um comentário como o de Bárbara Babi. " vão estudar, Brasil, país sem identidade... revolta por fotos de 150 anos atrás... estupro, pedofilia..." e asneiras do tipo. Então eu olho para a aparência física desta alma que aparentemente é mestiça e no mínimo desconhece o fato de que em sua árvore genealógica é composta por negros, e por isso nunca vivenciou o desprezo ou comentários racistas. Por isso não sofre a dor daqueles que sofreram açoites. Eles não eram escravos, eles eram livres e foram escravizados. Muitos deles eram príncipes, líderes de tribo ou até mesmo um favelado... mas eles eram livres e vieram para cá como animais em decomposição.
    Se eles eram escravos na África ou não, é outro assunto, porém me refiro a audácia de uma alma que sabe lá Deus o que faz da vida pra achar que pode opinar naquilo que desconhece.
    O assunto aqui são as fotos, e não as diferenças sociais ou crimes hediondos que são cometidos contra a sociedade. Limite-se a falar aquilo que você entende. Exemplo: Se você é auxiliar de enfermagem, porque vai opinar em assuntos gerenciais da administração do hospital? Se você é manicure, porque vai dar palpite na produção de comida mexicana? E se você é apenas você mesma, porque raios vai abrir a boca quando não lhe é solicitado?
    Ô garota, se liga.. é feio reproduzir ideias sem concordância verbal, semântica e principalmente ideias incoerentes que não são suas.

    ResponderExcluir
  36. Minha nossa... Os comentários aqui me entristecem!

    Vale lembrar que na época, as fotos eram "posadas" pois não eram câmeras portáteis e nem com recursos o suficiente para muitas fotos em movimento. Por isso as coisas parecem melhores do que eram na verdade....

    E são belas fotos mesmo. Um belo registro histórico de um período triste.

    O resto é blábláblá de gente que entrou na internet agora e só sabe encher o saco pagando de moralista e intelectual.

    ResponderExcluir
  37. .
    .
    ÁRVORE DA CIVILIZAÇÃO

    Quando a cor e a raça
    São utilizadas como critério
    Para avaliação das massas
    Manifesta-se o despautério
    Típico de uma sociedade
    Que busca a sua identidade
    Através da segregação
    Sugerindo que cada etnia
    Para viver em harmonia
    Abomine a miscigenação.

    Na terra da qual viemos
    E que será o nosso cárcere
    Todos nós nos prendemos
    Com as raízes da árvore
    Que cresce com seus ramos
    De diferentes seres humanos
    Dos quais surgem como frutos
    Pessoas brancas, negras, albinas
    Amarelas, indígenas e mestiças
    Cada uma com seus atributos.

    A árvore da civilização
    Tem na humana diversidade
    A razão da floração
    Com tanta multiplicidade
    De cores e belezas
    Que dão à natureza
    O seu sentido maior
    Que é prover oportunidades
    Para que a humanidade
    A cada dia seja melhor.

    Eduardo de Paula Barreto
    19/11/2014.

    ResponderExcluir
  38. Escravidão a maior vergonha da Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, e só gostaria de acrescentar que foi ela a escravidão colonial cruel e vergonhosa que gerou através da exploração e sofrimento , a base inicial de acumulo de capital para o surgimento do sistema capitalista . Portanto é lícito dizer que o capitalismo é o filho único da vergonhosa escravidão.

      Excluir
  39. 34 • A escravidão não foi um privilégio do Brasil Colônia, Reino do Brasil e Império do Brasil; foi prática comum mundo afora. Como parâmetro, os EUA levaram 89 anos (1776 – 1865) após a sua independência, 23 anos a mais que no Império do Brasil 66 anos (1822 – 1888), para libertarem seus escravos. No Censo de 1860 nos EUA, a população escrava era de 3.953.761, enquanto que no Brasil esta população era de 1.584.600. Em 1887, no Brasil havia 600.000 escravos, e este número continuou caindo até 1888, ano em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Os EUA para libertarem seus escravos desencadearam uma sangrenta guerra entre o Norte e o Sul do país. Foi um período de guerra civil triste e difícil que dizimou cerca de 1.000.000 de pessoas entre civis e militares, onde 60% da população branca masculina na faixa etária adequada para o serviço militar morreu, o equivalente a 3% da população, que representaria hoje a 9.000.000 de vidas. “O conflito foi a guerra mais mortal na história dos Estados Unidos, resultando na morte de cerca de 750 mil soldados e um número indeterminado de vítimas civis (incluindo escravos que lutaram ou não na guerra)".

    ►https://plus.google.com/110663682213472257506/posts/VJxzK2krw6K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito bom em dados estatísticos, mas parece que seu senso crítico e seu humanismo são do tamanho de uma semente de mostarda .

      Excluir
  40. As fotos são ótimas, parabéns aos que tiraram, mesmo que não estejam mais entre nós, assim deixando esse pedaço da história para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  41. A humanidade surgiu na Africa. Todas as pessoas do mundo são afrodescendentes.

    ResponderExcluir
  42. Os Judeus, que são brancos, foram escravos do negros por quatrocentos anos, no Egito antigo.

    ResponderExcluir
  43. Cleópatra era negra, e os faraós também.

    ResponderExcluir
  44. Os navios negreiros pertenciam aos Judeus. Mas os Judeus não caçavam os escravos, eram os próprios negros quem capturavam e vendiam seus irmãos.

    ResponderExcluir
  45. A beleza também está no trágico.

    ResponderExcluir
  46. Não existem inocentes nessa história, nem antes e nem agora.

    ResponderExcluir
  47. Creio que a maior vergonha da humanidade é agir como parasita da Natureza, e roubar o futuro das próximas gerações.

    ResponderExcluir
  48. Registro histórico que não deve ser esquecido. Como disseram acima, só faz pouco mais de 100 anos que tudo isso aconteceu e o reflexo dessa parte da nossa história ainda é majoritário na sociedade atual.. O Brasil tem que trazer estas imagens para o agora para que não se esqueça nunca quantas "idiotices" fizemos com nossos irmãos.. As imagens tem a beleza e a dor do ensinamento, deveriam nos tocar no íntimo, para que segregações não mais fossem toleradas, ao contrário disso, o que vemos no Brasil? Segregação Social, Racial, Geográfica, Sexual, total descaso com o irmão, opressão em todos os sentidos.. Essas fotos fazem parte da nossa História, devem ser compartilhadas assim como todo tipo de material que possa nos tocar, e nos ajudar a entender que somos todos iguais, irmãos e devemos nos respeitar como tal... Triste olhar que pouco mudou nestes 100 anos...

    ResponderExcluir
  49. O trabalho fotográfico é inestimável, tanto do ponto artístico quanto histórico. Posso ver e sentir nos olhares a dor e desencanto dos meus ancestrais, coisa que só podíamos imaginar. Parabenizo seus autores! Mas apesar de tantos tempo, ainda somos todos brancos, negros, indígenas etc., escravos morais de inúmeros senhores, como o orgulho, a vaidade tola, o egoísmo,o consumismo,e os vícios, apenas para citar alguns.

    ResponderExcluir
  50. A escravidão era uma mazela social sim. Mas não se iludam: para eles a África era um inferno muito pior que o Brasil. Tribos se matando, rivais se escravizando uns aos outros, estupros em massa, etc. Aqui, apesar de serem escravos, havia ao menos a chance de comprarem suas cartas de alforria, fazendo bicos por fora. E é sabido, há estudos SÉRIOS sobre isso, que havia MILHARES DE ALFORRIADOS no Brasil, mais de cem anos antes da abolição da escravatura.

    ResponderExcluir
  51. PV só falou besteira e percebo que não sabe nada da História. Se formos por sua lógica a morte de Judeus na segunda guerra de forma desumana foi normal , coisas da guerra Hitler estava cumprindo seu papel histórico. Mas enfim ....

    ResponderExcluir
  52. Porque os escravos nao foram indenizados ?, e menos ainda suas familias tiveram algum apoio; Os judeus foram indenizados . serto ?

    ResponderExcluir
  53. ñ como se diga q eu gostei mas serve ara meu trabalho a vida dos escravos na fazenda

    ResponderExcluir
  54. Nem como foto, nem como história isso é belo...sómente retrata a tristeza de um povo que sofreu e muitos hoje ainda sofrem o reflexo disso.

    ResponderExcluir
  55. "Quem não conhece a sua história repete os erros".
    Nossa como tem gente q fala besteira. Por isso q o Brasil tá a merda q tá. A situação hoje é só um reflexo da sua própria sociedade.

    ResponderExcluir
  56. O PROTESTO 1955 / 2O15. 60 ANOS do Poeta CARLOS DE ASSUMPÇÃO o mestre que completa 88 anos de muitos parabéns num sábado de muita luz 23 de maio glorioso que realça valoriza nossa luta a historiasempre viva do poeta guerreiro Cassump de Ébano como disse o herói poeta angolano Agostinho Neto.
    CARLOS DE ASSUMPÇÃO seu nome esta realçado entre os maiores poetas do mundo e assim no Brasilnas principais obras da cultura afro brasileiro"A Mão Afro-Brasileira" Emanoel Araújo. “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana” Nei Lopes. “EnciclopédiaQuem é quem na negritude brasileira” Eduardo de Oliveira.Enciclopédia“África Mãe dos Gênios Negros Afros Brasileiros” Jorge J. Oliveira entre outras obras. Os Dizeres dos grandes mestres sobre Carlos Assumpção diz Abdias do Nascimento é o meu poeta, Solano Trindade Protesto é minha alma, Geraldo Filmeme arrepia, Clovis Moura a lira de nossas revoltas, Barbosa sinto cada letra, Prof. Eduardo Oliveira minha inspiração, Luís Carlos da Vilaa alma da Kizomba,Tião Carreiro uma alegria triste, Milton Santos Diz tudo, Grande Otelo é oPoema Hino Nacional da luta da Consciência e Resistencia Negra Afro-brasileira.
    CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta da militância negra da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência eResistencia Negra Afro-brasileira. O poetaAssumpção é o maior ícone das lideranças e dos movimentos negrose afros brasileiras e uma das maiores referencias do mundo dos ativistas e humanistasem celebração completa 88 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete - SPe graças e as benções deOlorum88 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 88 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) temos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema escrito em 1955 o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
    O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
    .


    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    [email protected]

    ResponderExcluir


  57. Poema. Protesto de Carlos de Assunpção

    Mesmo que voltem as costas
    Às minhas palavras de fogo
    Não pararei de gritar
    Não pararei
    Não pararei de gritar

    Senhores
    Eu fui enviado ao mundo
    Para protestar
    Mentiras ouropéis nada
    Nada me fará calar

    Senhores
    Atrás do muro da noite
    Sem que ninguém o perceba
    Muitos dos meus ancestrais
    Já mortos há muito tempo
    Reúnem-se em minha casa
    E nos pomos a conversar
    Sobre coisas amargas
    Sobre grilhões e correntes
    Que no passado eram visíveis
    Sobre grilhões e correntes
    Que no presente são invisíveis
    Invisíveis mas existentes
    Nos braços no pensamento
    Nos passos nos sonhos na vida
    De cada um dos que vivem
    Juntos comigo enjeitados da Pátria

    Senhores
    O sangue dos meus avós
    Que corre nas minhas veias
    São gritos de rebeldia

    Um dia talvez alguém perguntará
    Comovido ante meu sofrimento
    Quem é que esta gritando
    Quem é que lamenta assim
    Quem é

    E eu responderei
    Sou eu irmão
    Irmão tu me desconheces
    Sou eu aquele que se tornara
    Vitima dos homens
    Sou eu aquele que sendo homem
    Foi vendido pelos homens
    Em leilões em praça pública
    Que foi vendido ou trocado
    Como instrumento qualquer
    Sou eu aquele que plantara
    Os canaviais e cafezais
    E os regou com suor e sangue
    Aquele que sustentou
    Sobre os ombros negros e fortes
    O progresso do País
    O que sofrera mil torturas
    O que chorara inutilmente
    O que dera tudo o que tinha
    E hoje em dia não tem nada
    Mas hoje grito não é
    Pelo que já se passou
    Que se passou é passado
    Meu coração já perdoou
    Hoje grito meu irmão
    É porque depois de tudo
    A justiça não chegou

    Sou eu quem grita sou eu
    O enganado no passado
    Preterido no presente
    Sou eu quem grita sou eu
    Sou eu meu irmão aquele
    Que viveu na prisão
    Que trabalhou na prisão
    Que sofreu na prisão
    Para que fosse construído
    O alicerce da nação
    O alicerce da nação
    Tem as pedras dos meus braços
    Tem a cal das minhas lágrima
    Por isso a nação é triste
    É muito grande mas triste
    É entre tanta gente triste
    Irmão sou eu o mais triste

    A minha história é contada
    Com tintas de amargura
    Um dia sob ovações e rosas de alegria
    Jogaram-me de repente
    Da prisão em que me achava
    Para uma prisão mais ampla
    Foi um cavalo de Tróia
    A liberdade que me deram
    Havia serpentes futuras
    Sob o manto do entusiasmo
    Um dia jogaram-me de repente
    Como bagaços de cana
    Como palhas de café
    Como coisa imprestável
    Que não servia mais pra nada
    Um dia jogaram-me de repente
    Nas sarjetas da rua do desamparo
    Sob ovações e rosas de alegria

    Sempre sonhara com a liberdade
    Mas a liberdade que me deram
    Foi mais ilusão que liberdade

    Irmão sou eu quem grita
    Eu tenho fortes razões
    Irmão sou eu quem grita
    Tenho mais necessidade
    De gritar que de respirar
    Mas irmão fica sabendo
    Piedade não é o que eu quero
    Piedade não me interessa
    Os fracos pedem piedade
    Eu quero coisa melhor
    Eu não quero mais viver
    No porão da sociedade
    Não quero ser marginal
    Quero entrar em toda parte
    Quero ser bem recebido
    Basta de humilhações
    Minh'alma já está cansada
    Eu quero o sol que é de todos
    Ou alcanço tudo o que eu quero
    Ou gritarei a noite inteira
    Como gritam os vulcões
    Como gritam os vendavais
    Como grita o mar
    E nem a morte terá força
    Para me fazer calar.
    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    [email protected]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso meu querido, é dor, lágrimas, sofrimento, e ver uns idiotas aí em cima defendendo ou tentando legitimar a escravidão, como se fosse uma coisa normal, meu Deus do céu, Senhor perdoe essas pessoas que não tem coração e sentimento algum, pedo-e-os senhor, pedo-e-os, eles não tem nada dentro do ser, são ocos e vazios...

      Excluir


  58. Poema. Protesto de Carlos de Assunpção

    Mesmo que voltem as costas
    Às minhas palavras de fogo
    Não pararei de gritar
    Não pararei
    Não pararei de gritar

    Senhores
    Eu fui enviado ao mundo
    Para protestar
    Mentiras ouropéis nada
    Nada me fará calar

    Senhores
    Atrás do muro da noite
    Sem que ninguém o perceba
    Muitos dos meus ancestrais
    Já mortos há muito tempo
    Reúnem-se em minha casa
    E nos pomos a conversar
    Sobre coisas amargas
    Sobre grilhões e correntes
    Que no passado eram visíveis
    Sobre grilhões e correntes
    Que no presente são invisíveis
    Invisíveis mas existentes
    Nos braços no pensamento
    Nos passos nos sonhos na vida
    De cada um dos que vivem
    Juntos comigo enjeitados da Pátria

    Senhores
    O sangue dos meus avós
    Que corre nas minhas veias
    São gritos de rebeldia

    Um dia talvez alguém perguntará
    Comovido ante meu sofrimento
    Quem é que esta gritando
    Quem é que lamenta assim
    Quem é

    E eu responderei
    Sou eu irmão
    Irmão tu me desconheces
    Sou eu aquele que se tornara
    Vitima dos homens
    Sou eu aquele que sendo homem
    Foi vendido pelos homens
    Em leilões em praça pública
    Que foi vendido ou trocado
    Como instrumento qualquer
    Sou eu aquele que plantara
    Os canaviais e cafezais
    E os regou com suor e sangue
    Aquele que sustentou
    Sobre os ombros negros e fortes
    O progresso do País
    O que sofrera mil torturas
    O que chorara inutilmente
    O que dera tudo o que tinha
    E hoje em dia não tem nada
    Mas hoje grito não é
    Pelo que já se passou
    Que se passou é passado
    Meu coração já perdoou
    Hoje grito meu irmão
    É porque depois de tudo
    A justiça não chegou

    Sou eu quem grita sou eu
    O enganado no passado
    Preterido no presente
    Sou eu quem grita sou eu
    Sou eu meu irmão aquele
    Que viveu na prisão
    Que trabalhou na prisão
    Que sofreu na prisão
    Para que fosse construído
    O alicerce da nação
    O alicerce da nação
    Tem as pedras dos meus braços
    Tem a cal das minhas lágrima
    Por isso a nação é triste
    É muito grande mas triste
    É entre tanta gente triste
    Irmão sou eu o mais triste

    A minha história é contada
    Com tintas de amargura
    Um dia sob ovações e rosas de alegria
    Jogaram-me de repente
    Da prisão em que me achava
    Para uma prisão mais ampla
    Foi um cavalo de Tróia
    A liberdade que me deram
    Havia serpentes futuras
    Sob o manto do entusiasmo
    Um dia jogaram-me de repente
    Como bagaços de cana
    Como palhas de café
    Como coisa imprestável
    Que não servia mais pra nada
    Um dia jogaram-me de repente
    Nas sarjetas da rua do desamparo
    Sob ovações e rosas de alegria

    Sempre sonhara com a liberdade
    Mas a liberdade que me deram
    Foi mais ilusão que liberdade

    Irmão sou eu quem grita
    Eu tenho fortes razões
    Irmão sou eu quem grita
    Tenho mais necessidade
    De gritar que de respirar
    Mas irmão fica sabendo
    Piedade não é o que eu quero
    Piedade não me interessa
    Os fracos pedem piedade
    Eu quero coisa melhor
    Eu não quero mais viver
    No porão da sociedade
    Não quero ser marginal
    Quero entrar em toda parte
    Quero ser bem recebido
    Basta de humilhações
    Minh'alma já está cansada
    Eu quero o sol que é de todos
    Ou alcanço tudo o que eu quero
    Ou gritarei a noite inteira
    Como gritam os vulcões
    Como gritam os vendavais
    Como grita o mar
    E nem a morte terá força
    Para me fazer calar.
    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    [email protected]

    ResponderExcluir


  59. Poema. Protesto de Carlos de Assunpção

    Mesmo que voltem as costas
    Às minhas palavras de fogo
    Não pararei de gritar
    Não pararei
    Não pararei de gritar

    Senhores
    Eu fui enviado ao mundo
    Para protestar
    Mentiras ouropéis nada
    Nada me fará calar

    Senhores
    Atrás do muro da noite
    Sem que ninguém o perceba
    Muitos dos meus ancestrais
    Já mortos há muito tempo
    Reúnem-se em minha casa
    E nos pomos a conversar
    Sobre coisas amargas
    Sobre grilhões e correntes
    Que no passado eram visíveis
    Sobre grilhões e correntes
    Que no presente são invisíveis
    Invisíveis mas existentes
    Nos braços no pensamento
    Nos passos nos sonhos na vida
    De cada um dos que vivem
    Juntos comigo enjeitados da Pátria

    Senhores
    O sangue dos meus avós
    Que corre nas minhas veias
    São gritos de rebeldia

    Um dia talvez alguém perguntará
    Comovido ante meu sofrimento
    Quem é que esta gritando
    Quem é que lamenta assim
    Quem é

    E eu responderei
    Sou eu irmão
    Irmão tu me desconheces
    Sou eu aquele que se tornara
    Vitima dos homens
    Sou eu aquele que sendo homem
    Foi vendido pelos homens
    Em leilões em praça pública
    Que foi vendido ou trocado
    Como instrumento qualquer
    Sou eu aquele que plantara
    Os canaviais e cafezais
    E os regou com suor e sangue
    Aquele que sustentou
    Sobre os ombros negros e fortes
    O progresso do País
    O que sofrera mil torturas
    O que chorara inutilmente
    O que dera tudo o que tinha
    E hoje em dia não tem nada
    Mas hoje grito não é
    Pelo que já se passou
    Que se passou é passado
    Meu coração já perdoou
    Hoje grito meu irmão
    É porque depois de tudo
    A justiça não chegou

    Sou eu quem grita sou eu
    O enganado no passado
    Preterido no presente
    Sou eu quem grita sou eu
    Sou eu meu irmão aquele
    Que viveu na prisão
    Que trabalhou na prisão
    Que sofreu na prisão
    Para que fosse construído
    O alicerce da nação
    O alicerce da nação
    Tem as pedras dos meus braços
    Tem a cal das minhas lágrima
    Por isso a nação é triste
    É muito grande mas triste
    É entre tanta gente triste
    Irmão sou eu o mais triste

    A minha história é contada
    Com tintas de amargura
    Um dia sob ovações e rosas de alegria
    Jogaram-me de repente
    Da prisão em que me achava
    Para uma prisão mais ampla
    Foi um cavalo de Tróia
    A liberdade que me deram
    Havia serpentes futuras
    Sob o manto do entusiasmo
    Um dia jogaram-me de repente
    Como bagaços de cana
    Como palhas de café
    Como coisa imprestável
    Que não servia mais pra nada
    Um dia jogaram-me de repente
    Nas sarjetas da rua do desamparo
    Sob ovações e rosas de alegria

    Sempre sonhara com a liberdade
    Mas a liberdade que me deram
    Foi mais ilusão que liberdade

    Irmão sou eu quem grita
    Eu tenho fortes razões
    Irmão sou eu quem grita
    Tenho mais necessidade
    De gritar que de respirar
    Mas irmão fica sabendo
    Piedade não é o que eu quero
    Piedade não me interessa
    Os fracos pedem piedade
    Eu quero coisa melhor
    Eu não quero mais viver
    No porão da sociedade
    Não quero ser marginal
    Quero entrar em toda parte
    Quero ser bem recebido
    Basta de humilhações
    Minh'alma já está cansada
    Eu quero o sol que é de todos
    Ou alcanço tudo o que eu quero
    Ou gritarei a noite inteira
    Como gritam os vulcões
    Como gritam os vendavais
    Como grita o mar
    E nem a morte terá força
    Para me fazer calar.
    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    [email protected]

    ResponderExcluir
  60. O PROTESTO 1955 / 2O15. 60 ANOS do Poeta CARLOS DE ASSUMPÇÃO o mestre que completa 88 anos de muitos parabéns num sábado de muita luz 23 de maio glorioso que realça valoriza nossa luta a historiasempre viva do poeta guerreiro Cassump de Ébano como disse o herói poeta angolano Agostinho Neto.
    CARLOS DE ASSUMPÇÃO seu nome esta realçado entre os maiores poetas do mundo e assim no Brasilnas principais obras da cultura afro brasileiro"A Mão Afro-Brasileira" Emanoel Araújo. “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana” Nei Lopes. “EnciclopédiaQuem é quem na negritude brasileira” Eduardo de Oliveira.Enciclopédia“África Mãe dos Gênios Negros Afros Brasileiros” Jorge J. Oliveira entre outras obras. Os Dizeres dos grandes mestres sobre Carlos Assumpção diz Abdias do Nascimento é o meu poeta, Solano Trindade Protesto é minha alma, Geraldo Filmeme arrepia, Clovis Moura a lira de nossas revoltas, Barbosa sinto cada letra, Prof. Eduardo Oliveira minha inspiração, Luís Carlos da Vilaa alma da Kizomba,Tião Carreiro uma alegria triste, Milton Santos Diz tudo, Grande Otelo é oPoema Hino Nacional da luta da Consciência e Resistencia Negra Afro-brasileira.
    CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta da militância negra da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência eResistencia Negra Afro-brasileira. O poetaAssumpção é o maior ícone das lideranças e dos movimentos negrose afros brasileiras e uma das maiores referencias do mundo dos ativistas e humanistasem celebração completa 88 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete - SPe graças e as benções deOlorum88 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 88 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) temos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema escrito em 1955 o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
    O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
    .


    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
    [email protected]

    ResponderExcluir
  61. Ótimas fotos retrata o sofrimento dos nossos irmãos negros

    ResponderExcluir
  62. Duvido que em circunstancia nenhuma em que o fotógrafo estivesse agindo, existisse um negro no tronco levando chibatadas, não raro, até a morte, para que servisse de exemplo.

    ResponderExcluir
  63. Duvido que em circunstancia nenhuma em que o fotógrafo estivesse agindo, existisse um negro no tronco levando chibatadas, não raro, até a morte, para que servisse de exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que alguns esperavam fotos de castigos "ao vivo" para então crerem que a escravidão foi de fato cruel. A maior parte dos registros docum estais sobre a escravidão foi dizimada, daí o imenso valor desta mostra. Parabéns aos organizadores.

      Excluir
    2. Parece que alguns esperavam fotos de castigos "ao vivo" para então crerem que a escravidão foi de fato cruel. A maior parte dos registros docum estais sobre a escravidão foi dizimada, daí o imenso valor desta mostra. Parabéns aos organizadores.

      Excluir
  64. Pessoas , isto é a história do Brasil e todos temos obrigaçao de saber ! Não aconteceu só no Brasil, e apesar de toda evolução e anos transcorridos a maldade , intolerância e ignorância do ser humano continua,tira-se por aqui q ao invés da troca de conhecimento, trocam-se "farpas" por fatos q infelizmente não podemos mudar, pensem q podemos ser melhores do que nossos antepassados, afinal evoluímos através dos erros do passado..

    ResponderExcluir
  65. O artigo e as fotos foram colocados à título de conhecimento, e não para discussão de quem é certo ou errado, injustiça houve e continua acontecendo, tá cheio de gente que adora levar vantagem em muitas situações do dia a dia e quer mostrar um lado santo que não tem com comentários sem fundamento para o título do artigo...a publicação é realmente valiosíssima !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cômoda a tua posição, ela é idêntica aos defensores desta tal escola sem partido que defende a não discussão e a não tomada de posição no sentido de reparar e transformar a sociedade em algo melhor do que foi e do que ainda é . O conhecimento Rosanabur não tem serventia nenhuma se for só para ilustrar , a mais alta função do conhecimento e gerar consciência transformadora , ativa e questionadora da realidade. Esta função só não convém para aqueles que as coisas continuem como estão , para manter seus privilégios assegurados .

      Excluir
  66. Tem quem hoje aceite ou ache razoável aumentar jornada de trabalho e trabalhar sem garantias, sob o argumento falso de que isso melhoraria o país e a renda do próprio trabalhador. Tudo que o patrão tira ou deixa de dar ao trabalhador, em termos de direitos, reverte para o próprio patrão - do mesmo modo que as desonerações fiscais (não cobrar ou reduzir determinados impostos) não revertem para os consumidores e sim pra o empresário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o teu comentário , estas tais como os patrões chamam flexibilizações , são a volta ao século XVLLL , que marcou o inicio da Revolução industrial e a mais cruel exploração da classe trabalhadora. Só proponho-te respeitosamente , uma mudança de vocabulário , chamemo-nos de cidadãos e não de consumidores, termo largamente usado por aqueles que praticam e defendem a economia em prol do tal mercado, em detrimento dos verdadeiros produtores da riqueza.

      Excluir
  67. Estas fotografias valem como documento histórico, de um período muito longo da nossa história , que serve de referência para entendermos porque sendo tão rico o nosso país, há nele tanta desigualdade e tanto preconceito. A escravidão gerou a sociedade brasileira aristocrática, violenta e injusta . Os efeitos dessa mazela original se fazem sentir até hoje, e é só a tomada de consciência e a ação conjunta de todos nos brasileiros pode não apagar , mas virar esta página de nossa história, rumo a uma sociedade mais humanitária e justa com todos os seus filhos , sobretudo com aqueles que derramam o suor do rosto na produção das riquezas do florão da América . É proibido esquecer é fundamental continuar a lutar !

    ResponderExcluir
  68. Pelo que vi nos comentários as pessoas ignoram que havia categorias de escravos e estes na ilustração são os escravos que tinham acesso a casa grande e também os que conviviam com os senhores nas casas das cidades.por isto estão vestidos com indumentárias de luxo para um escravo.reparem que os que estão ao lado dá liteira estão descalços.a maioria sabiam ler e escrever e eram responsáveis pelo funcionamento das atividades dá residencia não era interessante neste período de plena pressão pelo abolicionismo por parte dá inglaterra,fotografar os escravos na senzala e nos Pelourinho públicos OK.Além disso li algumas coisas absurdas ditas por um rapaz que foram os próprios negros responsáveis pelas entrega dos negros para serem trazidos para a América.ora meu rei você celizacao branca mais escravocrata do que os romanos que escravizavam seus inimigos derrotados em guerra?E elas eram até mais brancos que eles os romanos? Porque os negros não podem também ser os vilões.essas colocações mostram nada mais do que uma forma de justificar algo que sempre foi natural a natureza humana:justificar com embasamento sociologico biológico(no caso dos negros)e religioso para legitimar o domínio das minorias quanto a serem os negros seus próprios alvores digo ainda que foram as próprias nações que fizeram a primeira revolução industrial que fomentaram as brigas no território africano por colocar dentro de um mesmo país africanos etinias inimigas meu caro. Sim toda essa divisão dá África em países foram feitas pelos europeus pra justamente lucrarem com o conflito seja na atualidade com o infraquecimento dos governos que ao invés de investir em avanços sócias investem em conflito trazendo atraso e colocando a África como eterna fornecedora de mão de obra barata e matéria prima quase de graça pra o mundo.como espero que isso tenha servido pra reflexão desapaixonada PS esqueci de frisar que estes mercenários eram de diferentes etnias e que eles eram os vencedores dos conflitos gerados pela Europa mercantilista e que assim entregavam os inimigos para serem escravizados nada que os homens braços nunca tenham feito aos seus irmão de derme na antiguidade OK? Parem de exigir do negro uma perfeição que vcs que se dizem superiores não tem.existem sim negros vilões assim com brancos também meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não levem em conta os atravessos no texto pois escrevi no celular rsrs

      Excluir
  69. vc acredita qui no nosso brasil ainda enziste pessoas que que fazer do trabalhado escravo eu sou empreiteiro de obras eu ja tive uma criente que queria fazer com vc ingualmente o tempo da escravidao trata com vc o pagamento enzigem que vc coloque os seus focionario pra trabalha e o pagamento nada segura vc so porque vc tem um contrato asinado por colque coizinha fala que nao te paga sabedo vc que esta td correto o que vc faria com este timpo de peçoa entregava o serviço ou cotinuava recebedo ondei dela sem ter motivo

    ResponderExcluir
  70. A foto mais triste da criança branca com seus brinquedos... enquanto as crianças negras olhavam sem poder brincar... Criança é um ser tao puro ele não enxerga a cor nas pessoas... Imagina o sofrimento delas...

    ResponderExcluir
  71. A dor não passou... o registro iconográfico ficou... mas, a dor não passou. Não façam isso com a nossa história!!!

    ResponderExcluir
  72. As fotos são um registro histórico de uma época que existe ainda hoje, mas em menor proporção. Muitas relações de trabalho não são mais do que formas de escravidão disfarçada, praticadas seja nos grandes centros, como SP, ou nos grotões do país. E contra negros, pardos, amarelos, vermelhos e brancos também.

    ResponderExcluir
  73. As fotos são um registro histórico de uma época que existe ainda hoje, mas em menor proporção. Muitas relações de trabalho não são mais do que formas de escravidão disfarçada, praticadas seja nos grandes centros, como SP, ou nos grotões do país. E contra negros, pardos, amarelos, vermelhos e brancos também.

    ResponderExcluir
  74. EU SOU BOA VEZ PARA ILLUMINATI CLUBE GLOBAL Você é empresário, político, músico, jogador de futebol ou estudante e quer ser rico, poderoso e ser famoso na vida. Você pode alcançar seus sonhos sendo um membro do Illuminati. Com isso, todos os seus sonhos e o desejo do seu coração podem ser totalmente operacionais para se juntar à sociedade secreta mais poderosa do mundo, Illuminati, comandado em todo o mundo ou ligue para o agente no +2347082405418, você será guiado ao longo do processo e o ajudará a se juntar ao oculto . Para se juntar à família Illuminati originalmente chamada ORDER ILLUMINATE; explorando os fins da riqueza ... Estou lançando um convite aberto a todos aqueles que concordam com a noção de direitos individuais para se candidatar para se juntar à Ordem Illuminati. Quanto mais membros forem, maior será a sua influência. Junte-se ao mundo das pessoas mais felizes e influentes do mundo e seja o primeiro a se juntar à sua comunidade e divulgar a palavra dos famosos. Ligue para +2347082405418 para se juntar à família Illuminati. Famous Illuminated Members Aqui está uma lista de membros iluminados famosos (provas alegadas e comprovadas)? Aalyiah-illiminati? Adele-illuminati? Alicia-keys lights? Barrack Obama-illuminati? Beyoncé Knowles-illuminati? O papa illuminati? Rainha Elizabeth II illuminati? George Soros illuminati? Ben Bernanke illuminati? George W. Bush illuminati? Jay-Z illuminati? Kanye West illuminati? Rihanna illuminati? Bob Dylan illuminati? Beyoncé illuminati? Lady Gaga illuminati? Jim Carrey illuminati? Willow Smith illuminati? Nelson Mandela iluminado E muito mais. Para mais informações, entre em contato com james o agente do país em +23407082405418 você nos envia um email [email protected]

    ResponderExcluir
  75. Olá!!! Você quer ser um membro dos grandes illuminati e começar a receber $ 50,000,000USD mensalmente e ser popular entre outros e ter riquezas e fama, esta é a única chance de ser do illuminati ... Eu fui enviado pelo alto chefe do freemason para trazer 52 membros para os illuminati, eu tenho 32 anos, então estamos à procura de 20, então tente estar entre as dez pessoas para ser rico e famoso, WhatsApp nos em: +2348147226753. OU Envie-nos um e-mail para: [email protected], para que possamos começar o processo de adesão !!!

    ResponderExcluir

  76. Você é um homem de negócios ou um artista, um político ou um pastor e você quer se tornar grande, poderoso e famoso no mundo, junte-se a nós hoje e percebemos que você será rico e famoso pelo resto da vida, Illuminati faz seu membro feliz assim Eu vou querer que todos vocês também sejam membros do Illuminati também pode nos massagear no nosso e-mail WhatsApp +234 8103279290 em [email protected]
    Obrigado.
    Você é um homem de negócios ou um artista, um político ou um pastor e você quer se tornar grande, poderoso e famoso no mundo, junte-se a nós hoje e percebemos que você será rico e famoso pelo resto da vida, Illuminati faz seu membro feliz assim Eu vou querer que todos vocês também sejam membros do Illuminati também pode nos massagear no nosso e-mail WhatsApp +234 8103279290 em [email protected]
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  77. BEM-VINDO À GRANDE FRATERNIDADE. cal + 2347082405418
    Você quer ser um membro da Illuminati como uma irmandade que o tornará rico e famoso no mundo e terá poder para controlar as pessoas no alto do mundo. Você é um empresário, artista, político, músico, estudante, você quer ser rico, famoso, poderoso na vida, juntar-se ao culto da irmandade Illuminati hoje e obter uma soma instantânea e rica. 2 milhões de dólares por semana e uma casa gratuita. Qualquer um que você escolha viver neste mundo e também obter 1.000.000 de dólares dos EUA mensalmente como um salário% u2026
    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE SEJAM AINLINAIS.
    1. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 500,000 USD
    2. Um novo Dream CAR ideal de US $ 300,000 USD
    3. Uma Casa dos Sonhos comprada no país da sua escolha
    4. Um feriado mês (totalmente pago) para o seu destino turístico de sonho.
    Pacote de sócio do ano de um ano Golf
    6.A tratamento V.I.P em todos os aeroportos do mundo 7. Uma mudança total de estilo de vida 8.Acessão ao bosque boêmio
    9. Pagamento mensal de US $ 1.000.000 USD na sua conta bancária todos os meses como membro
    10. Um mês reservado com o Top 5 World Leaders e Top 5 Celebridades no mundo.
    Se você está interessado em se juntar a nós na grande irmandade illuminati símbolo da mão satânica entre em contato conosco não +2347082405418 OU no nosso e-mail via [email protected]

    ResponderExcluir
  78. Eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer o Sr. John Mack, que finalmente me ajudou a me tornar um membro da Grande Fraternidade Illuminati e agora estou vivendo minha vida de felicidade. e uma vez eu era indigente e vivi minha vida em extrema pobreza e o padrão de vida tornou-se tão pobre e baixo que eu mesmo ensinei de me matar e ele me disse para me preparar para o meu dia de iniciação e que todos os novos membros têm uma certa recompensa de US $ 50.000 em seu dia de iniciação. então eu fui iniciado no mundo dos Illuminati e alguns dias eu recebi um contrato no valor de milhões de dólares, no meu negócio, estou fazendo muito bem agora, fiz exatamente o que eu pedi e hoje a história mudou, eu Tenha até $ 100,000000 USD na minha conta bancária, sou um testemunho vivo, meu sonho e toda a riqueza, fama, sucesso e riqueza, eu sempre desejei ter sido feito uma realidade. Mesmo assim, graças ao senhor Steven I, que fez meus sonhos uma realidade ajudando-me a tornar-me membro dos grandes Illuminati. Apresse-se agora, você pode chamá-lo ou whatsap + 2347088675502

    ResponderExcluir
  79. Eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer o Sr. John Mack, que finalmente me ajudou a me tornar um membro da Grande Fraternidade Illuminati e agora estou vivendo minha vida de felicidade. e uma vez eu era indigente e vivi minha vida em extrema pobreza e o padrão de vida tornou-se tão pobre e baixo que eu mesmo ensinei de me matar e ele me disse para me preparar para o meu dia de iniciação e que todos os novos membros têm uma certa recompensa de US $ 50.000 em seu dia de iniciação. então eu fui iniciado no mundo dos Illuminati e alguns dias eu recebi um contrato no valor de milhões de dólares, no meu negócio, estou fazendo muito bem agora, fiz exatamente o que eu pedi e hoje a história mudou, eu Tenha até $ 100,000000 USD na minha conta bancária, sou um testemunho vivo, meu sonho e toda a riqueza, fama, sucesso e riqueza, eu sempre desejei ter sido feito uma realidade. Mesmo assim, graças ao senhor Steven I, que fez meus sonhos uma realidade ajudando-me a tornar-me membro dos grandes Illuminati. Apresse-se agora, você pode chamá-lo ou whatsap + 2347088675502

    ResponderExcluir
  80. Illuminati é uma das famílias mais poderosas, junte-se a nós hoje e nos tornemos uma das pessoas mais poderosas do mundo, com a gente você tem a capacidade de agir ou produzir contatos de efeito [email protected] ou perder a fé no whatsApp com esse número +2347037154192 obrigado

    ResponderExcluir
  81. "É um fato bem conhecido que os Illuminati consistem em Multi Millionaires,
    Bilionários que têm grande influência sobre a maioria dos assuntos globais,
    incluindo o planejamento de uma Nova Ordem Mundial. Muitos líderes mundiais
    Presidentes, primeiros-ministros, realeza e altos executivos da Fortune
    5000 empresas são membros da Illuminati. Agora, pela primeira vez em
    HISTÓRIA, estamos abrindo as nossas portas para as massas… ”Junte-se hoje Ligue, Envie-nos uma mensagem no whatsapp 1 {217} -800-4031 ou mande-nos um e-mail para [email protected], junte-se hoje e seja o que você deseja ...

    ResponderExcluir
  82. SUA OPORTUNIDADE DOURADA PARA SE JUNTAR AO GRANDE TEMPLO DE ILUMINAÇÃO DE DINHEIRO E PODER,

    Você é um homem de negócios ou mulher, político, músico, estudante, você quer ser rico, famoso, poderoso na vida, se juntar aos Illuminati
    culto de fraternidade hoje e adquira soma rica imediata de. 1 milhão de dólares em uma semana e uma casa livre. em qualquer lugar que você escolher para morar neste mundo e também receber US $ 5.000.000 dólares mensais como salário…

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS ASSOCIADOS QUE ADIRAM A ILLUMINATI.
    1. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 1.000.000 USD
    2. Um novo carro de sonho elegante avaliado em US $ 500.000 USD
    3.A Dream House comprada no país de sua escolha



    Email: [email protected]
    Contato: +2348138555220

    Whatsapp: +2348138555220

    ResponderExcluir
  83. Você é um homem de negócios, político, música,
    estudante e quer
    ser rico, poderoso e famoso na vida
    precisa do poder
    para alcançar seus sonhos. Você pode alcançar seus
    sonhos por um
    membro do Illuminate. com isso todo o seu
    sonhos e
    desejos do coração que podem ser plenamente alcançados se você
    realmente quer
    para ser um membro os grandes nomes do
    Ilumine então você
    pode entrar em contato com ([email protected])
    Países ......................................... Estado.
    ou
    chamar miss sarah e você também pode adicionar har no whatsapp +2348104857337 obrigado

    ResponderExcluir
  84. Este es un gran templo de los Illuminati donde encontraste riquezas, poder y fama, eres un hombre o una mujer de negocios, eres un político o un disertante, eres un estudiante o un graduado, en lo que siempre estuviste. La dosis mundial no nos importa, lo que importa mucho para nosotros es verte feliz y rico, aquí te damos la oportunidad de ser lo que siempre deseas ser en la vida, unirte a la hermandad secreta Illuminati y obtener todo lo que necesites en la vida, ofrecemos todo lo que necesita en la vida, si realmente está listo para hacerlo en la vida es mejor que nos envíe un correo electrónico ahora para que podamos continuar con su solicitud desde nuestro templo, contáctenos a través de este correo electrónico ahora en [email protected] o vía whatsapp en: +27710055892

    ResponderExcluir
  85. Este es un gran templo de los Illuminati donde encontraste riquezas, poder y fama, eres un hombre o una mujer de negocios, eres un político o un disertante, eres un estudiante o un graduado, en lo que siempre estuviste. El mundo no nos importa, lo que importa mucho para nosotros es verte feliz y rico, aquí te damos la oportunidad de ser lo que quieras ser en la vida, unirte a la hermandad secreta Illuminati y obtener todo lo que necesites en la vida, ofrecemos todo lo que necesita en la vida, si realmente está listo para hacerlo en la vida es mejor que nos envíe un correo electrónico, ([email protected]) ahora para que podamos continuar con su solicitud de nuestro templo , o puede contactarnos a través de WhatsApp con este número: +17742175170

    ResponderExcluir
  86. JUNTE-SE AO ILLUMINATI HOJE E SE TORNA RICO E FAMOSO.
    Você é um homem ou mulher de negócios, pastor, político, músico, médico, jogador de futebol, estudante? Você quer ser famoso, rico e poderoso? Junte-se à irmandade dos Illuminati hoje e deixe seus sonhos acontecerem, torne-se membro hoje e receba a quantia de $ 2.000.000 imediatamente e $ 400.000 por mês com um carro e uma casa em qualquer lugar do mundo, entre em contato conosco hoje via e-mail @ (illumunate.neal666 @ gmail.com) ou whatsapp em +19513816581.

    ResponderExcluir
  87. SUA MELHOR OPORTUNIDADE DE SE ENCONTRAR NO GRANDE TEMPLO DE ILUMINAÇÃO DE DINHEIRO E PODER, Você deve ter 18 anos ou mais antes de entrar em contato com nosso agente E-mail: [email protected]
    Whatsapp: +2348138555220

    Você é um homem de negócios ou mulher, político, músico, estudante, você quer ser rico, famoso, poderoso na vida, se juntar aos Illuminati
    culto de fraternidade hoje e adquira soma rica imediata de. 1 milhão de dólares em uma semana e uma casa livre. em qualquer lugar que você escolher para morar neste mundo e também receber 500.000 dólares americanos mensalmente como um salário…

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS ASSOCIADOS QUE ADIRAM A ILLUMINATI.
    1. Uma recompensa em dinheiro de USD $ 1.000.000 USD
    2. Um novo carro de sonho elegante avaliado em US $ 500.000 USD
    3.A Dream House comprada no país de sua escolha

    Você deve ter 18 anos ou mais antes de entrar em contato com nosso agente
    Email: [email protected]
    Whatsapp: +2348138555220

    ResponderExcluir
  88. Olá pessoal, você precisa de um feitiço poderoso, doutor? Eu quero dizer um herbalista espiritual com grande espírito conectado aos antepassados, o Dr. Fayosa é um mestre sacerdote de vodu, ele é um lançador de feitiços, médico nativo, herbalista espiritual, poderoso curandeiro de células falciformes, astrólogo espiritual, leitor psíquico, multi guru, feiticeiro,

    Você entrou em contato com um fornecedor de feitiços on-line sem obter qualquer solução para seus problemas ou, em vez disso, adicione-o e tire seu dinheiro? você já esteve em Place to Place em vista de um médico nativo poderoso que pode resolver todas as suas dificuldades, deve entender que existe um feitiço Doctor que substitui todo feitiço Doctor entre todos os feitiços Doctor, se você estiver procurando por um feitiço poderoso Doctor com grandes poderes espirituais, o Dr. Fayosa é a espiritualidade do maior lançador de feitiços, o Dr. Fayosa é reconhecido em todo o mundo do reino marinho, como um dos feitiços mais poderosos e afortunados que o Doctor of Charms lança desde o início de seus ancestrais até agora Dr. Fayosa, que vive forte entre todos os outros doutores de feitiços, nunca houve qualquer forma de impossibilidade fora do controle, não importa a distância da pessoa com os problemas ou a situação, desde que você respire no ar toda a sua magia funcionará para você, tudo o que você precisa fazer é acreditar e cooperar com o procedimento, e eu lhe assegurei que você obteria o desejo do seu coração, porque sou um testemunho vivo de seu grande trabalho

    Nos feitiços nativos e nas obras de feitiços de amor, é tarefa do dr. Fayosa oferecer serviços àqueles que precisam de assistência espiritual, sem se importar com a gravidade de suas situações ou a distância, desde que você tenha acesso a toda essa água, mar e mar. , oceano, lago, rio, areia, ar e sal estão perto de você, então seus problemas de vida seriam controlados sob seus pés. Entre em contato com ele hoje para obter ajuda e assistência espiritual ([email protected]) Ou diretamente no whatssapp +2348151918774

    ResponderExcluir
  89. Falha em não parar de ver a luz. Estamos cientes de que existem muitas pessoas aqui nas redes sociais que fingem ser agentes dos Illuminati. Tenha cuidado, nem todos os que você vê são reais. Esta organização é para PAZ, RIQUEZA, PODER e FAMA. A organização não exige sacrifícios humanos ou de sangue. Se você estiver interessado, envie-nos uma mensagem no WhatsApp para +2349061781632 ou envie-nos um e-mail para [email protected]

    ResponderExcluir
  90. Saudações da GRANDE ORDEM DOS ILLUMINATI para os estados unidos e em todo o mundo, esta é uma oportunidade aberta para se juntar à irmandade dos Illuminati onde você pode recuperar seus sonhos perdidos, E também onde você pode ver a luz da riqueza e da felicidade sem nenhum sacrifício de sangue. E também pagamos a quantia de 650.000 dólares para receber todos os novos membros que ingressem na fraternidade e também uma casa de sua escolha e local com investimentos, juntamente com esta oportunidade na vida para eles serem famosos.

    BENEFÍCIOS DADOS A NOVOS MEMBROS QUE SE ASSOCIAM à ILLUMINATI.
    1. Uma recompensa em dinheiro de US $ 650.000 USD.
    2. Um novo Sleek Dream CAR avaliado em US $ 250.000 USD
    3. Uma casa de sonho comprada no país da sua escolha.
    Um mês de compromisso com os 5 melhores do mundo.Para Bohemian Grove Pagamento mensal de $ 1.000.000 USD em sua conta bancária todos os meses como membro
    Os líderes e as 5 celebridades mais importantes do mundo. Caso esteja interessado, por favor, entre em contato com o e-mail anterior: [email protected]



    NOTA; esta irmandade Illuminati à qual você pode se juntar de qualquer lugar do mundo Índia, Turquia, África, Estados Unidos, Malásia,
    Dubai, Kuwait, Reino Unido, Áustria, Alemanha, Europa. Ásia, Austrália, etc.,


    Saudações, TEMPLE ILLUMINATI ESTADOS UNIDOS

    ResponderExcluir
  91. Saudações da grande ordem da iluminação para o estado unido e para todo o mundo, esta é uma oportunidade aberta para se juntar à comunhão dos Iluminados, onde você pode recuperar seus sonhos perdidos e também onde você pode ver a luz da riqueza e da felicidade sem nenhum sacrifício de sangue. E também pagamos a quantia de $ 550.000 para conseguir todos os novos membros quando eles se juntam à fraternidade e também para uma casa de sua escolha e local com investimentos junto com esta oportunidade na vida para eles serem famosos.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE PARTICIPAM DO LIGHTING.
    1. Recompensa em dinheiro de $ 550.000.
    2. Um novo Sleek Dream CAR avaliado em US $ 150.000 USD
    3. Uma casa de sonho adquirida no país de sua escolha.
    Um mês de consulta com os 5 melhores do mundo.
    Os líderes e as 5 celebridades mais importantes do mundo. Se você estiver interessado, entre em contato com o endereço de e-mail anterior = [email protected] ou nosso wahtsapp +15184145254



    https://www.gaia.com/article/what-is-the-illuminati

    ResponderExcluir
  92. Olá a todos, quero usar rapidamente este meio para compartilhar um testemunho de como fui direcionado a um membro illuminati legítimo e real que transformou minha vida de grama em graça, de pobre em uma mulher rica que agora pode se orgulhar de uma pessoa saudável vida e vida sem estresse ou dificuldades financeiras. Depois de tantos meses tentando ser um membro dos illuminati e fui enganado com a quantia de $ 3.000, eu estava tão desesperado para ser um membro online que isso não aumentaria minha dor, então decidi entrar em contato com um amigo meu que recentemente se tornou membro, discutimos sobre o assunto e para nossa conclusão ela me contou sobre um homem chamado Paul Mark que é o Grão-Mestre em toda a África. Então me inscrevi para me tornar membro dos illuminati facilmente e sem estresse e todos os preparativos para me tornar membro foram feitos em dois (2) dias. Eu me tornei membro e a quantia de 1,5 milhão de dólares foi depositada em minha conta bancária então eu quero para aconselhar quem quiser se tornar um membro deve ligar para ele, + 2348163028633 ou WhatsApp ele +2348163028633 ou e-mail ([email protected]) ele não sabe que estou fazendo isso, rezo para que Lúcifer o abençoe para as coisas coisas boas que ele fez na minha vida.

    ResponderExcluir
  93. ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL DA ILLUMINATI PARA O WORLDNOTE: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO PEDE A TAXA DE REGISTRO. Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +44 [151-808-0064]
    Você é empresário, político, pastor, músico? Voce quer ser rico,
    famoso, poderoso em vida, junte-se ao culto da irmandade Illuminati
    hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e grátis
    Carro onde quer que você escolha viver neste mundo e ganhe ainda $
    1.000.000 como seu benefício para começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos parceiros E-mail: [email protected] ou whatsapp +44 [151-808-0064]

    ResponderExcluir


  94. Você quer ser rico e famoso você quer fazer seus sonhos virar realidade junte-se aos grandes illuminati hoje e ganhe $ 60,600,00 como parte do primeiro benefício e faça sua vida de sonho virar realidade entre em contato com agente via e-mail; [email protected] WHATSAPP: +16613814014

    ResponderExcluir


  95. Você quer ser rico e famoso você quer fazer seus sonhos virar realidade junte-se aos grandes illuminati hoje e ganhe $ 60,600,00 como parte do primeiro benefício e faça sua vida de sonho virar realidade entre em contato com agente via e-mail; [email protected] WHATSAPP: +16613814014

    ResponderExcluir
  96. VOCÊ ESTÁ PROCURANDO RIQUEZAS, FAMA, PODER, PROTEÇÃO, SOLUÇÃO, CONHECIMENTO, SABEDORIA ETC?
    Você é Homem ou Mulher de Negócios, Político, Músico, Pastor, Advogado, Ator, Atriz, Banqueiro, Jogador de Futebol, Modelo, Graduado, Estudante, Engenheiro E você quer ser Rico, Famoso e Poderoso na Vida?
    ESTA É A SUA OPORTUNIDADE DE OURO, E NENHUM SACRIFÍCIO HUMANO. A grande irmandade dos Illuminati tornará você rico, poderoso, famoso e rico. Você pode realizar todos os seus sonhos e desejos por ser um membro da irmandade Illuminati. Vida longa e prosperidade aqui na Terra, e há grandes benefícios e recompensas.
    Se você realmente deseja se tornar um membro dos grandes Illuminati, entre em contato conosco hoje.
    Email ....: [email protected]
    Telefone ....: +1 (707) 6027784

    ResponderExcluir
  97. PARTICIPE DA IRMANDADE ILLUMINATI HOJE E TORNE-SE RICO E FAMOSO EM 24 HORAS! Ligue / Whats-app: +2348146022319 A irmandade Illuminati oferece riquezas, poderes e fama. Você pode realizar todos os seus sonhos ao se tornar um membro hoje. Nota: A irmandade Illuminati não aceita sacrifícios humanos e nenhum compartilhamento de sangue humano. Se você estiver realmente interessado, entre em contato conosco hoje mesmo através de: Call / Whats-app: +2348146022319 ou Email: [email protected]
    BENEFÍCIOS DADOS A NOVOS MEMBROS SEGUINTE
    * Uma recompensa em dinheiro de $ 50.000.000,00 USD.
    * Um novo CAR avaliado em $ 400.000,00 USD.
    * Uma casa de sonho adquirida no país de sua escolha.
    * Pagamento mensal de $ 350.000 USD em sua conta bancária todos os meses como membro. Ligue / Whats-app: +2348146022319 Se você deseja ingressar na Illuminati Brotherhood e recebeu seus benefícios.

    ResponderExcluir
  98. Saudações da grande ordem da iluminação para os estados unidos e para o mundo inteiro, esta é uma oportunidade aberta para se juntar à comunhão dos Iluminados, onde você pode recuperar seus sonhos perdidos e também onde você pode ver a luz da riqueza e felicidade sem nenhum sacrifício de sangue. E também pagamos a quantia de $ 550.000 para conseguir todos os novos membros quando eles ingressarem na fraternidade e também para uma casa de sua escolha e local com investimentos junto com esta oportunidade na vida para eles serem famosos.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE PARTICIPAM DO LIGHTING.
    1. Recompensa em dinheiro de $ 550.000.
    2. Um novo Sleek Dream CAR avaliado em US $ 150.000 USD
    3. Uma casa de sonho adquirida no país de sua escolha.
    Um mês de consulta com os 5 melhores do mundo.
    Os líderes e as 5 celebridades mais importantes do mundo. Se você estiver interessado, entre em contato com o endereço de e-mail anterior = [email protected] ou nosso wahtsapp +15184145254



    https://www.gaia.com/article/what-is-the-illuminati

    ResponderExcluir
  99. Você quer ser rico e famoso você quer fazer seus sonhos virar realidade junte-se aos grandes illuminati hoje e ganhe $ 60600,00 como parte do primeiro benefício e faça sua vida de sonho virar realidade entre em contato com o agente via e-mail; [email protected] WHATSAPP : +16613814014

    ResponderExcluir
  100. Bem-vindo ao mundo dos Illuminati. Trazendo os pobres, os talentosos para os holofotes da grandeza, sejam conhecidos em seus negócios,
    corrida política, chegar ao topo em tudo. Nossos membros são presenteados com uma vida de riqueza e conhecimento ilimitados.
    Os Illuminati operam vários aspectos para o benefício de todas as gerações. VOCÊ CONCORDA EM SER MEMBRO DO ILLUMINATI
    NOVA ORDEM MUNDIAL E GANHE $ 2 MILHÕES ANUALMENTE? Responda SIM. EMAIL US AGORA EM [email protected] OU ADICIONE-ME NO
    WHATSAPP AT +18188601038

    ResponderExcluir
  101. ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL ILUMINADA PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO SOLICITA A TAXA DE REGISTRO
    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 661-777-5633

    Você é empresário, político, músico? Voce quer ser rico

    famoso, poderoso em vida, junte-se ao culto da fraternidade Illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e grátis

    Carro onde você escolhe viver neste mundo e ganhe $

    1.000.000 como seu benefício para começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para poder entrar em contato com nossos parceiros.
    Email: [email protected] ou
    Whatsapp: (+ 1661-777-5633)

    ResponderExcluir
  102. ESTE ES UN MENSAJE OFICIAL ILUMINADO PARA EL MUNDO
    NOTA: NO HAY SACRIFICIO HUMANO INVOLUCRADO Y ILLUMINATI TAMBIÉN PIDE LA CUOTA DE REGISTRO
    Puede comunicarse con el agente del templo a través de WhatsApp: +1 (708)942-7262

    ¿Eres empresario, político, músico? Quieres ser rico

    famoso, poderoso en la vida, únete al culto de la hermandad Illuminati

    hoy y obtenga una rica suma instantánea de. $ 1 millón a la semana y gratis

    Coche donde eliges vivir en este mundo y obtén incluso $

    1,000,000 como su beneficio para comenzar una nueva vida.

    Debe tener al menos 25 años antes de poder contactar con nuestros socios
    Correo electrónico: [email protected]
    Whatsapp: (+ 1708) 942-7262

    ResponderExcluir
  103. Boas notícias!!! Boas notícias !!!, Você quer viver uma vida rica, saudável e famosa. Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e ouça quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui vai uma boa dica é só aderir à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, pode perguntar “Como posso aderir”, a resposta é simples bastando contactar-nos para SE ELEVAR DA POBREZA ..
    Não hesite em nos contatar.
    Texto do número de telefone / Whatsapp: +16042653087
    Email: [email protected]

    CUIDADO COM OS SCAMMERS, NÃO HÁ COISA COMO TAXA DE REGISTRO E VOCÊ DEVE TER MAIS DE 18 ANOS.
    OBRIGADO .... EQUIPE DE ILUMINAÇÃO DO PLANO

    ResponderExcluir
  104. Boas notícias!!! Boas notícias !!!, Você quer viver uma vida rica, saudável e famosa. Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e ouça quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui vai uma boa dica é só aderir à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, pode perguntar “Como posso aderir”, a resposta é simples bastando contactar-nos para SE ELEVAR DA POBREZA ..
    Não hesite em nos contatar.
    Texto do número de telefone / Whatsapp: +16042653087
    Email: [email protected]

    CUIDADO COM OS SCAMMERS, NÃO HÁ COISA COMO TAXA DE REGISTRO E VOCÊ DEVE TER MAIS DE 18 ANOS.
    OBRIGADO .... EQUIPE DE ILUMINAÇÃO DO PLANO

    ResponderExcluir
  105. Boas notícias!!! Boas notícias !!!, Você quer viver uma vida rica, saudável e famosa. Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e ouça quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui vai uma boa dica é só aderir à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, pode perguntar “Como posso aderir”, a resposta é simples bastando contactar-nos para SE ELEVAR DA POBREZA ..
    Não hesite em nos contatar.
    Texto do número de telefone / Whatsapp: +16042653087
    Email: [email protected]

    CUIDADO COM OS SCAMMERS, NÃO HÁ COISA COMO TAXA DE REGISTRO E VOCÊ DEVE TER MAIS DE 18 ANOS.
    OBRIGADO .... EQUIPE DE ILUMINAÇÃO DO PLANO

    ResponderExcluir
  106. ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL ILUMINADA PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO SOLICITA A TAXA DE REGISTRO
    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 (708)942-7262

    Você é empresário, político, músico? Voce quer ser rico

    famoso, poderoso em vida, junte-se ao culto da irmandade dos Illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e grátis

    Carro onde você escolhe viver neste mundo e ganhe $

    1.000.000 como seu benefício para começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 25 anos de idade para poder entrar em contato com nossos parceiros
    Email: [email protected]
    Whatsapp: (+1 708) 942-7262

    ResponderExcluir

  107. 28 de setembro de 2020 16:25
    Falha em não parar de ver a luz. Estamos cientes de que existem muitas pessoas aqui nas redes sociais que fingem ser agentes dos Illuminati. Tenha cuidado, nem todos os que você vê são reais. Esta organização é para PAZ, RIQUEZA, PODER e FAMA. A organização não exige sacrifícios humanos ou de sangue. Se você estiver interessado, envie-nos uma mensagem no WhatsApp para +2349061781632 ou envie-nos um e-mail para [email protected]

    ResponderExcluir
  108. VOCÊ ESTÁ PROCURANDO RICHAS, FAMA, PODER, PROTEÇÃO, SOLUÇÃO, CONHECIMENTO, SABEDORIA ETC?
    Você é homem ou mulher de negócios, político, músico, pastor, advogado, ator, atriz, banqueiro, jogador de futebol, modelo, pós-graduado, estudante, engenheiro e quer ser rico, famoso e poderoso na vida?
    ESTA É A SUA OPORTUNIDADE DE OURO, E NENHUM SACRIFÍCIO HUMANO. A grande irmandade dos Illuminati o tornará rico, poderoso, famoso e rico. Você pode realizar todos os seus sonhos e desejos por ser um membro da irmandade dos Illuminati, Vida longa e prosperidade aqui na Terra, e há grandes benefícios e recompensas.
    Se você realmente deseja se tornar um membro dos grandes Illuminati, entre em contato conosco hoje.
    Email ....: [email protected]
    Telefone ....: + 17076027784

    ResponderExcluir
  109. Ik kan voor hem instaan ​​omdat ik hem vaak heb gebruikt om mijn man in de gaten te houden als ik achterdochtig ben over zijn bewegingen. Facebook-hacktrucs, + Gmail, AOL, Yahoomail, inbox, hack zijn beschikbaar, + Database-hacking, + PC-computertrucs + Bankoverschrijving, Western Union, geldgram, Creditcardoverdracht + Wissen van krediet, + VPN-software, + ATM-hack wij zijn de echte deal als het gaat om hacken, kaarden, WU-overdracht, Money Gram-overdracht enz.Neem nu contact met ons op via: [email protected] Neem contact met hem op voor alle soorten hacktaken en je zult blij zijn dat je WhatsApp hebt gedaan + 12132951376

    ResponderExcluir
  110. Boas notícias!!! Boas notícias !!!, Você quer viver uma vida rica, saudável e famosa
    vida. Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você
    quer que o mundo te reconheça e ouça quando você fala? Você
    quer estar no poder e no controle? se sim, aqui vai uma boa dica é só entrar no
    “ILLUMINATI ORGANIZATION”, você pode perguntar “How Can I Join”, a resposta é
    simples, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato conosco para ELEVAR-SE DE
    POBREZA..

    Não hesite em nos contatar.

    Texto do número de telefone / Whatsapp: +502 5963 9054

    Email: [email protected]


    CUIDADO COM OS SCAMMERS, NÃO HÁ COISA COMO TAXA DE REGISTRO E VOCÊ DEVE
    ESTAR ACIMA DOS 18 ANOS.

    OBRIGADO....
    EQUIPE RESPONSÁVEL
    PLANO DE ILUMINAÇÃO

    ResponderExcluir
  111. ESTE É UM ANÚNCIO OFICIAL ILUMINADO PARA O MUNDO
    NOTA: NENHUMA DESCRIÇÃO HUMANA ESTÁ INCLUÍDA
    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 (213) 935-4574


    Você é empresário, político, músico, estudante? Você será rico, famoso, poderoso na vida, junte-se à cultura da fraternidade Illuminati hoje e receba uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e uma casa grátis. onde quer que você escolha viver neste mundo e ainda receba $ 50.000.000 por mês como salário ...

    Benefícios para novos membros que se tornam membros Illuminati.
    Uma casa em qualquer país à sua escolha.
    2. Um novo carro de sonho no valor de $ 1500.000 USD.
    Uma oportunidade de conhecer os melhores homens ricos do mundo

    Você deve ter pelo menos 25 anos para poder entrar em contato com nossos parceiros
    Email: [email protected]
    Whatsapp: +1 (213) 935-4574

    ResponderExcluir
  112. Eu vi várias pessoas testemunhando que ganharam tanto dinheiro com criptomoedas em uma semana com a ajuda do Sr. Ray Berka, decidi tentar e agora estou muito feliz em dizer que ele é real, ele me ajudou a ganhar mais de $ 22.000 com apenas um pequeno investimento em apenas 7 dias. você pode contatá-lo hoje no whatsapp +17199001064, e-mail: [email protected]. Altamente recomendado!

    ResponderExcluir
  113. ISSO É UMA MENSAGEM OFICIAL DE ILLUMINATI PARA O MUNDO
    NOTA: NENHUM SACRIFÍCIO HUMANO ESTÁ ENVOLVIDO
    Você pode contatar o agente do templo pelo WhatsApp: +13303555805
    Você é um empresário ou mulher para ser rico, famoso, poderoso na vida, junte-se ao
    Culto à fraternidade Illuminati hoje e obter uma soma instantânea rica de. $ 1 milhão em um
    Semana e casa grátis Em qualquer lugar que você escolher para viver neste mundo e você também recebe $ 80.000.000 por mês como salário ...
    Benefícios para novos membros que se tornam membros do illuminati
    1. Uma casa em qualquer país de sua escolha
    2. Um novo carro dos sonhos avaliado em $ 50.000.000
    3. Uma oportunidade de conhecer os homens mais ricos do mundo
    Você deve ter 20 anos ou fazer um pedido antes de se comunicar com nossos parceiros
    E-mail: [email protected]
    WhatsApp: (+13303555805

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde, esta é uma maneira fácil de se tornar membro da mundialmente famosa fraternidade {Illuminati}. Para a classe trabalhadora, homens / mulheres de negócios, artistas, políticos que querem ser maiores, fortes e influentes no mundo, junte-se a nós para se tornar um de nossos membros oficiais hoje. Você terá a oportunidade ideal de visitar o círculo dos Illuminati assim que o registro for concluído por você, sem necessidade de sacrifício ou vida humana, a irmandade dos Illuminati traz proteção, poder, riqueza e fama na vida. Você tem acesso total para erradicar a pobreza de sua geração. Apenas os membros existentes do círculo Illuminati têm autoridade para apresentar qualquer membro ao círculo. Portanto, antes de entrar em contato conosco, você deve ter mais de 18 anos e, ao se tornar um membro, terá direito a todos os benefícios para o resto de sua vida. Então, se você está pronto para se tornar um membro, entre em contato conosco ([email protected]) ou via WhatsApp +1 (931) 994-3522

    ResponderExcluir
  115. BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DE IRMANDADE DE ILLUMINATI.
    Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você está realmente interessado em participar do illuminati, entre em contato conosco hoje para mais informações no WhatsApp: +1 (234) 248-7286 OU +919205107358
    Email: [email protected]

    ResponderExcluir
  116. Ei telespectadores

    Meu nome é Patricia, dos estados unidos, estou aqui para dar testemunho de como me beneficiei de uma plataforma de investimento em que nunca acreditei, fui enganada por alguns traders online e perdi quase todas as minhas economias, parei de participar de programas de investimento por causa dos golpes estão muito online, meses depois de ver um depoimento do Miguel silvia online que me tocou, a experiência dela foi semelhante à minha contatei-a através do comentário porque ela também postou o comprovante de pagamento do lucro, depois de falar com ela e ela me garantiu que ( wilsontradeszone) é real e legítimo, eu ainda tinha muitas dúvidas porque há muitos desses comentários semelhantes de outros, eu pensei sobre isso e tentei alguns dias depois e investi $ 850 em bitcoins com ele, ontem foi meu saque data em que recebi meu lucro de $ 7.225,00 depois de deduzirem a comissão de 15% sem estresse e estou reinvestindo com ele, nunca acreditei nele agora paguei minhas contas necessárias e reinvesti novamente graças M r Wilson por me dar vida .. se você também teve uma experiência ruim como a minha, eu aconselho você a entrar em contato com o Sr. Wilson no Whats-app: +27633586789 ou e-mail: [email protected] para novos investidores que também procuram um corretor de criostocromo legítimo. tudo que você precisa

    ResponderExcluir
  117. Bom dia, aqui está uma maneira fácil de se tornar membro da mundialmente famosa fraternidade {Illuminati}. Para a classe trabalhadora, homens / mulheres de negócios, artistas, políticos que querem ser maiores, fortes e influentes no mundo, junte-se a nós para se tornar um de nossos membros oficiais hoje. Você terá a oportunidade ideal de visitar o círculo dos Illuminati assim que o registro for concluído por você, sem necessidade de sacrifício ou vida humana, a irmandade dos Illuminati traz proteção, poder, riqueza e fama na vida. Você tem acesso total para erradicar a pobreza de sua geração. Apenas os membros existentes do círculo Illuminati têm autoridade para apresentar qualquer membro ao círculo. Portanto, antes de entrar em contato conosco, você deve ter mais de 18 anos e, ao se tornar um membro, terá direito a todos os benefícios para o resto de sua vida. Então, se você está pronto para se tornar um membro, entre em contato conosco ([email protected]) ou via WhatsApp +1 (931) 994-3522

    ResponderExcluir
  118. JUNTE-SE AO GRANDE ILLUMINATI HOJE E SEJA RICO E FELIZ DE VIDA. Somos uma organização global, damos as boas-vindas a todos, muçulmanos e cristãos. Você pode realizar seus sonhos como membro da grande Irmandade ILLUMINATI. Torne-se um membro hoje e realize todos os seus sonhos e desejos de coração. Nota: Novos membros são recompensados ​​com $ 500.000 com um poderoso Anel de Ouro para protegê-lo e guiá-lo de inimigos e um visto grátis para todo o país. Sem sacrifício humano e sem compartilhar sangue. Se você estiver realmente interessado, entre em contato conosco hoje pelo e-mail: [email protected] ou contate o Mestre, WILLIAMS neste WhatsApp +15859484386

    ResponderExcluir
  119. BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DE IRMANDADE DE ILLUMINATI.

    Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você estiver realmente interessado em participar do illuminati, entre em contato conosco hoje para mais informações WhatsApp: +1 (234) 248-7286 OU +919205107358
    Email: [email protected]

    ResponderExcluir
  120. JUNTE-SE AO GRANDE TEMPLO ILLUMINATI DE DINHEIRO E PODER
    NOTA: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO SOLICITA A TAXA DE INSCRIÇÃO

    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 344-708-0560
    Você é empresário, político, músico, pastor, jogador de futebol? Voce quer ser rico
    famoso, poderoso em vida, junte-se ao culto da fraternidade Illuminati
    hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e grátis
    Carro onde você escolhe viver neste mundo e ganhe $
    1.000.000 como seu benefício para começar uma nova vida.

    entre em contato com o agente do templo via WhatsApp: +1 344-708-0560
    Você deve ter pelo menos 25 anos para poder entrar em contato com nossos parceiros. Não se inscreva se você é um estudante.

    ResponderExcluir
  121. Olá!!! Você quer ser um membro dos Grandes Illuminati e começar a receber $ 50.000.000.00Usd, mensalmente e ser popular entre outros e ter riquezas e fama, esta é a única chance de ser do Illuminati..eu foi enviado pelo chefe do freemason Para trazer 52 membros nos Illuminati, eu consegui 32, então nós procuramos por 20 anos, então tente e esteja entre os tweenty povo para ser rico e famoso, o Whatsapp via; +2348119239306, ou email via: [email protected], para que possamos começar o processo de junção !!!

    ResponderExcluir
  122. JUNTE-SE AO GRANDE ILLUMINATI HOJE E SEJA RICO E FELIZ DE VIDA. Somos uma organização global e acolhemos todos, muçulmanos e cristãos. Você pode realizar seus sonhos como membro da grande Irmandade ILLUMINATI. Torne-se um membro hoje e realize todos os seus sonhos e desejos de coração. Nota: Os novos membros são recompensados ​​com $ 500.000 com um poderoso anel de ouro e um visto gratuito para todo o país para protegê-lo e guiá-lo de inimigos. Sem sacrifício humano e compartilhamento de sangue. Se você estiver realmente interessado, entre em contato conosco hoje pelo e-mail: [email protected] ou entre em contato com o Mestre, WILLIAMS neste whatsapp +15859484386

    ResponderExcluir
  123. JUNTE-SE AO GRANDE TEMPLO DE DINHEIRO E PODER ILLUMINATI NOTA: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO PEDE A TAXA DE INSCRIÇÃO

    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 334-708-0560
    Você é um homem ou mulher de negócios, político, músico, quer ser rico, famoso, poderoso na vida, junte-se ao culto Illuminatibrotherhood hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. 1 milhão de dólares por semana e uma casa grátis. em qualquer lugar que você escolher viver neste mundo e também receber 100.000 dólares americanos mensais como salário ...

    .Se você estiver interessado, ligue para o agente agora +1 334-708-0560 ou use o WhatsApp para ele no
    +1 334-708-0560) Você deve ter pelo menos 25 anos para poder entrar em contato com nossos parceiros. Não entre se você for estudante.

    ResponderExcluir
  124. BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DE IRMANDADE DE ILLUMINATI.
    Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você está realmente interessado em participar do illuminati, entre em contato conosco hoje para mais informações WhatsApp: +1 (573) 982-0773
    Email: [email protected]

    Por favor, certifique-se de ter até 18 anos antes de poder se inscrever.

    ResponderExcluir
  125. Olá
    Nossos agentes observaram um aumento acentuado de perfis falsos que surgem como representantes dos Illuminati, muitas vezes usando fotos de perfil e nomes roubados. É importante que todos os cidadãos se lembrem de que os Illuminati não aceitam taxas de adesão ou doações. Sem dízimo. contribuições mensais. Taxas de iniciação. Qualquer pessoa que alega o contrário está errada. Nossos agentes só se comunicam com os cidadãos por meio de mensagens privadas no Facebook, Whatsapp e e-mail. Nossos agentes pedem apenas os itens de iniciação necessários, os quais você deve usar seu próprio dinheiro para obter. Não há exceções para ver essas políticas. Nós encorajamos todos os cidadãos a estarem cientes dos métodos usados ​​por criminosos para fraudar aqueles que procuram se tornar membros de nossa organização. Para sua segurança, se você estiver pronto, entre em contato conosco via
    WhatsApp: +1 (267) 754-2169
    Email: [email protected]

    ResponderExcluir
  126. BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DA IRMANDADE DE ILLUMINATI.

    Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você estiver realmente interessado em participar do illuminati, entre em contato conosco hoje para obter mais informações WhatsApp: +1 (234) 248-7286 OU +1(773)798-0522
    Email: [email protected]

    ResponderExcluir
  127. I am so delighted I found your weblog, I really found you by accident,
    d would just like to say thank you for a fantastic post and a all round entertaining blog (I also love the theme/design), HOW TO GET A FAKE DRIVERS LICENSE THAT WORKS FROM THE DMV I don't have time to go through it all at the minute but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the excellent job.

    ResponderExcluir
  128. BEM-VINDO À ORGANIZAÇÃO DA IRMANDADE DE ILLUMINATI.

    Acredito que todos nós temos um sonho, um sonho de nos tornarmos algo grande na vida, tantas pessoas morrem hoje sem realizar seus sonhos. Alguns de nós estão destinados a se tornar presidentes de nossos vários países ou a se tornar. um dos maiores músicos, jogadores de futebol, políticos, empresários, comediantes do mundo ou para ser ajudante de outras pessoas em necessidade Nota; membros recém-recrutados têm direito a grandes benefícios e recompensas. Não há sacrifício humano. Se você estiver realmente interessado em ingressar no illuminati, entre em contato conosco hoje para obter mais informações
    WhatsApp: +1 (234) 248-7286 OU +1(773)798-0522
    Email: [email protected]

    ResponderExcluir
  129. mensagem oficial da Fraternidade Illuminati para o mundo. Se você é um empresário ou mulher, artista, político, pastor, estudante, músico para ficar rico, famoso, poderoso e em qualquer circunstância você se encontrar, junte-se ao culto da fraternidade Illuminati hoje e fique rico assim que se tornar um membro e enorme quantidade de dinheiro e casa de graça em qualquer lugar do mundo que você escolher para morar, e ainda ganhe $ 10 milhões para começar um negócio.

    BENEFÍCIOS PARA NOVOS MEMBROS QUE ADESTEM À ILLUMINATI.

    1. Prêmio em dinheiro de $ 100.000.000

    2. Um carro de sonho novo e elegante no valor de $ 500.000,00

    3. Casa dos sonhos adquirida no país de sua escolha

    4. Serviço VIP em todos os aeroportos do mundo.


    Se estiver interessado, entre em contato com o representante agora ou ligue para ele no WhatsApp. +1 (757) 354-3107
    + Você deve ter no mínimo 25 anos para entrar em contato com nossos parceiros, se você é estudanteEmail: [email protected]

    ResponderExcluir
  130. João williams
    ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL ILUMINADA PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM SOLICITA A TAXA DE INSCRIÇÃO
    Você pode entrar em contato com o agente do templo pelo WhatsApp: +1 (585) 948-4386

    Você é empresário, político, músico? Voce quer ser rico

    famoso, poderoso em vida, junte-se ao culto da fraternidade Illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea de. $ 1 milhão por semana e grátis

    Carro onde você escolhe viver neste mundo e ganhe $

    1.000.000 como seu benefício para começar uma nova vida.


    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos verdadeiros parceiros do Gmail: illuminatisecretorder1960 @ gmail @ gmail.com
    Whatsapp: +1 (585) 948-4386

    ResponderExcluir
  131. Este é um convite aberto para você fazer parte do maior conglomerado do mundo e chegar ao auge da sua carreira. Quando começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual da colheita está quase chegando. O Grão-Mestre nos deu o mandato de sempre alcançar pessoas como você, então aproveite esta oportunidade e junte-se à Grande Fraternidade dos Illuminati, junte-se à nossa unidade global.
    Você concorda em ser membro da irmandade Illuminati?

    Email via [email protected]

    ResponderExcluir
  132. SAUDAÇÕES DA SEDE MUNDIAL DA ILLUMINATI. ESTADOS UNIDOS


    endereço de e-mail = [email protected] ou nosso wahtsapp +19014607189



    Bem-vindo à grande ordem de iluminação dos estados unidos e do mundo inteiro, esta é uma oportunidade aberta para se juntar à comunidade das pessoas iluminadas, onde você pode recapturar seus sonhos perdidos e também onde pode recuperar a luz de ver a riqueza e felicidade sem nenhum sacrifício de sangue. E também pagamos a quantia de $ 550.000 para obter todos os novos membros quando ingressarem na fraternidade e também para uma casa de sua escolha e localização com investimento e esta chance na vida de se tornar famoso.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE IRÃO PARA A ILUMINAÇÃO.
    1. Recompensa em dinheiro de $ 550.000.
    2. Um novo Sleek Dream CAR no valor de US$ 150.000
    3. Comprou uma casa de sonho no país de sua escolha.
    Uma consulta de um mês com os 5 melhores do mundo.
    Os líderes e 5 celebridades mais importantes do mundo. Se você estiver interessado entre em contato com o endereço de e-mail anterior = [email protected] ou nosso wahtsapp +19014607189


    https://www.gaia.com/article/what-is-the-illuminati

    ResponderExcluir
  133. Boas notícias!!! Boas notícias!!!,
    Você quer viver uma vida rica, saudável e
    vida famosa? Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e ouça quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui
    é uma boa dica - junte-se à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, você pode pedir
    “Como posso participar”, a resposta é simples, tudo o que você precisa fazer é
    entre em contato conosco via WhatsApp ou e-mail (as informações de contato serão listadas abaixo) ELEVE-SE DA POBREZA.
    Não hesite em nos contatar Se você precisar de nosso serviço de alguma forma

    Aqui estão nossas informações de contato
    E-MAIL: [email protected]
    WHATSAPP E CHAMADAS: (+1 (916) 562-1349)



    AVISO: apenas aqueles que estão interessados em se tornar um membro da igreja de Satanás podem visitar o escritório ou enviar um e-mail para o endereço de e-mail abaixo. Não entre em contato se você não estiver interessado e, uma vez que você entrar em contato, não há como voltar atrás. então pense antes de entrar em contato. CUIDADO!!!

    ResponderExcluir
  134. Junte-se aos Illuminati e torne-se membro e fique rico e famoso"

    Maneira fácil de se juntar à irmandade Illuminati no
    mundo.
    Por favor, entre em contato com os registros online Illuminati
    oficial nos EUA através de seu e-mail agora:
    [email protected]

    e ser-lhe-á dado um
    oportunidade ideal para visitar o Satanás e seu representante
    após o registro ser concluído por você, nenhum sacrifício
    ou a vida humana necessária, a irmandade Illuminati traz
    ao longo da riqueza e famoso na vida, você tem uma
    acesso para erradicar a pobreza longe de sua vida
    agora. Então entre em contato com o registrador online em:
    [email protected]

    irmandade dos Illuminati...
    NOTA ABAIXO...
    VOCÊ RECEBERÁ A SOMA DE 20 MILHÕES DE DÓLARES E UMA CASA
    EM QUALQUER PARTE DO MUNDO...

    Telefone Whatsapp: +2348162448410

    Mundo Illuminati

    ResponderExcluir
  135. Boas notícias!!! boas notícias!!!,
    Você quer viver uma vida rica, saudável e
    vida famosa? Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e ouça quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui
    é uma boa dica - junte-se à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, você pode pedir
    “Como posso participar”, a resposta é simples, tudo o que você precisa fazer é
    entre em contato conosco via WhatsApp ou e-mail (as informações de contato serão listadas abaixo) ELEVE-SE DA POBREZA.
    Não hesite em nos contatar Se você precisar de nosso serviço de alguma forma

    Aqui estão nossas informações de contato
    E-MAIL: [email protected]
    WHATSAPP E LIGUE: +1 (269) 588-0354



    AVISO: apenas aqueles que estão interessados em se tornar um membro da igreja de Satanás podem visitar o escritório ou enviar um e-mail para o endereço de e-mail abaixo. Não entre em contato se você não estiver interessado e uma vez que você entrar em contato, não há como voltar atrás. então pense antes de entrar em contato. CUIDADO!!!

    ResponderExcluir
  136. ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL DE ILUMINAÇÃO PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ DEDUÇÕES HUMANAS E OS ILLUMINATI TAMBÉM COBRAM TAXA DE INSCRIÇÃO.
    Você pode entrar em contato com o representante do templo via WhatsApp: +1 (706) 538-8591

    Você é empresário, político, músico? você quer ser rico

    famoso, forte na vida, junte-se ao culto da irmandade illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea. $ 1 milhão por semana e grátis

    O carro que você escolhe para viver neste mundo e ainda ganhar $

    1.000.000 como o bônus de começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos parceiros reais do Gmail: [email protected]
    Whatsapp: ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL DE ILUMINAÇÃO PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ DEDUÇÕES HUMANAS E OS ILLUMINATI TAMBÉM COBRAM TAXA DE INSCRIÇÃO.
    Você pode entrar em contato com o representante do templo via WhatsApp: +1 (706) 538-8591

    Você é empresário, político, músico? você quer ser rico

    famoso, forte na vida, junte-se ao culto da irmandade illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea. $ 1 milhão por semana e grátis

    O carro que você escolhe para viver neste mundo e ainda ganhar $

    1.000.000 como o bônus de começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos parceiros reais do Gmail: [email protected]
    WhatsApp: +1 (706) 538-8591

    ResponderExcluir
  137. ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL DE ILUMINAÇÃO PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ DEDUÇÕES HUMANAS E OS ILLUMINATI TAMBÉM COBRAM TAXA DE INSCRIÇÃO.
    Você pode entrar em contato com o representante do templo via WhatsApp: +218 91-9336799

    Você é empresário, político, músico? você quer ser rico

    famoso, forte na vida, junte-se ao culto da irmandade illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea. $ 1 milhão por semana e grátis

    O carro que você escolhe para viver neste mundo e ainda ganhar $

    1.000.000 como o bônus de começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos parceiros reais do Gmail: [email protected]
    Whatsapp: ESTA É UMA MENSAGEM OFICIAL DE ILUMINAÇÃO PARA O MUNDO
    NOTA: NÃO HÁ DEDUÇÕES HUMANAS E OS ILLUMINATI TAMBÉM COBRAM TAXA DE INSCRIÇÃO.
    Você pode entrar em contato com o representante do templo via WhatsApp: +218 91-9336799

    Você é empresário, político, músico? você quer ser rico

    famoso, forte na vida, junte-se ao culto da irmandade illuminati

    hoje e obtenha uma rica soma instantânea. $ 1 milhão por semana e grátis

    O carro que você escolhe para viver neste mundo e ainda ganhar $

    1.000.000 como o bônus de começar uma nova vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos para entrar em contato com nossos parceiros reais do Gmail: [email protected]
    WhatsApp: +218 91-9336799

    ResponderExcluir
  138. BEM-VINDO À GRANDE IRMANDADE DE ILLUMINATI. ILUMINATI666.

    Contato via e-mail: [email protected] ou whatsapp unmber +1 251 262 8358

    Você quer ser um membro dos Illuminati como uma irmandade que o tornará rico e famoso? No mundo e tem poder para controlar as pessoas em lugares altos em todo o mundo. Você é um homem ou mulher de negócios, artista, político, músico, estudante, jogador de futebol ou jogador de basquete. Você quer ser rico, famoso, poderoso na vida. Junte-se ao culto da irmandade Illuminati hoje e obtenha uma quantia rica instantânea de $ 2.000.000,00 dólares americanos como salário mensal e uma casa grátis. Em qualquer lugar que você escolher para viver neste mundo.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE PARTICIPAM DO ILLUMINATI.
    1. Uma recompensa em dinheiro de $ 500.000.000 USD.
    2. Um novo Sleek Dream CAR avaliado em $ 300.000 USD.
    3.Uma casa dos sonhos comprada no país de sua escolha.
    4. Férias de um mês (totalmente pagas) para o destino turístico dos seus sonhos.
    5. Pacote de um ano de associação de golfe.
    6.Um tratamento V.I.P em todos os Aeroportos do Mundo.
    7.Uma mudança total de estilo de vida.
    8.Acesso ao Bohemian Grove.
    9. Pagamento mensal de $ 2.000.000 USD em sua conta bancária todos os meses como membro.
    10. Um mês agendado com os 5 maiores líderes mundiais e as 5 maiores celebridades do mundo.
    Se você estiver interessado em se juntar a nós na Grande Irmandade illuminati 666. Entre em contato conosco através do e-mail: [email protected] ou whatsapp unmber +1 251 262 8358

    ResponderExcluir
  139. Testemunho de como finalmente me juntei aos illuminati depois que muitos golpistas me roubaram, Tudo graças ao Sr. Watts por me tornar quem sou hoje, prometo permanecer leal e humilde aos illuminati. Eu estava sendo roubado e realmente quebrado até que encontrei luz entrando em contato com o Sr. Watts através de um bom amigo meu, e não me arrependi. Eu não sou tão ganancioso para manter esta oportunidade gratuita para mim porque o Sr. Watts e o capuz como um todo não ficarão satisfeitos comigo. então eu também vou precisar que todos se juntem e acabem com sua pobreza, vida difícil, quebrantamento e fiquem famosos hoje nos illuminati. você pode entrar em contato com o Sr Watts no whastapp +1(813)670-8999
    ou e-mail, [email protected], ele responderá o mais rápido possível e iniciará sua jornada para o sucesso.

    ResponderExcluir
  140. BEM-VINDO À GRANDE IRMANDADE DE ILLUMINATI. ILUMINATI666.

    Contato via e-mail: [email protected] ou whatsapp unmber +1 251 262 8358

    Você quer ser um membro dos Illuminati como uma irmandade que o tornará rico e famoso? No mundo e tem poder para controlar as pessoas em lugares altos em todo o mundo. Você é um homem ou mulher de negócios, artista, político, músico, estudante, jogador de futebol ou jogador de basquete. Você quer ser rico, famoso, poderoso na vida. Junte-se ao culto da irmandade Illuminati hoje e obtenha uma quantia rica instantânea de $ 2.000.000,00 dólares americanos como salário mensal e uma casa grátis. Em qualquer lugar que você escolher para viver neste mundo.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS MEMBROS QUE PARTICIPAM DO ILLUMINATI.
    1. Uma recompensa em dinheiro de $ 500.000.000 USD.
    2. Um novo Sleek Dream CAR avaliado em $ 300.000 USD.
    3.Uma casa dos sonhos comprada no país de sua escolha.
    4. Férias de um mês (totalmente pagas) para o destino turístico dos seus sonhos.
    5. Pacote de um ano de associação de golfe.
    6.Um tratamento V.I.P em todos os Aeroportos do Mundo.
    7.Uma mudança total de estilo de vida.
    8.Acesso ao Bohemian Grove.
    9. Pagamento mensal de US$ 2.000.000 em sua conta bancária todos os meses como membro.
    10. Um mês agendado com os 5 maiores líderes mundiais e as 5 maiores celebridades do mundo.
    Se você estiver interessado em se juntar a nós na Grande Irmandade illuminati 666. Entre em contato conosco através do e-mail: [email protected] ou whatsapp unmber +1 251 262 8358

    ResponderExcluir
  141. COMUNICADO AO MUNDO
    OBS: ILLUMINATI NÃO SE COMUNICA PELO WHATSAPP,
    NÃO HÁ SACRIFÍCIO HUMANO ENVOLVIDO E ILLUMINATI TAMBÉM NÃO PEDE TAXA DE INSCRIÇÃO
    [email protected]

    Você é um homem ou mulher de negócios, político, músico, você quer ser rico, famoso, poderoso na vida, junte-se à Irmandade Illuminati
    Você deve ser um homem de honra e conhecido por ser respeitado na sociedade. E sua vida será transformada para o melhor da vida. Como novo membro, você será recompensado com uma enorme quantia de dinheiro para iniciar um novo estilo de vida e a luz da grandeza será um escudo sobre você todos os dias de sua vida.

    Você deve ter pelo menos 20 anos ou mais antes de poder entrar em contato com o agente do templo para orientá-lo no templo [email protected]

    ResponderExcluir
  142. Olá amigos, gostaria de compartilhar com vocês esta grande e posterior oportunidade de ingressar na irmandade Illuminati
    Sim, ele vem com muitos benefícios, entre em contato com o agente no TELEGRAM
    NOME DE USUÁRIO:Illuminati_977
    E-MAIL:[email protected]

    CONFIE EM MIM VOCÊ NÃO SE ARREPENDERÁ

    ResponderExcluir