Fantasmas do Passado: a Segunda Guerra Mundial no Google Street View

Soldados nazistas em um desfile na Avenida Champs-Elysées, em Paris. Junho de 1940. (Halley Docherty/The Guardian)

Um dos elementos que faz da Segunda Guerra Mundial um tema tão fascinante é o cenário onde ocorreu a maior parte do conflito. A paisagem urbana do velho continente europeu foi palco de eventos que inspiraram grandes produções cinematográficas. Imagine andar pelas ruas europeias e se transportar para os tempos sombrios da guerra?

Foi pensando nisso que o artista britânico Halley Docherty selecionou algumas fotografias e às sobrepôs com imagens atuais. Tudo foi feito usando imagens do Google Street View. O resultado foi fantástico, confira!



Um menino se despede de seu pai, membro de um regimento canadense de partida. New Westminster, Outubro de 1940 (Halley Docherty/The Guardian).


Entrada do abrigo anti-aéreo de Balham, em Londres, parcialmente destruída após um ataque da Luftwaffe, a temida aviação nazista. Outubro de 1940 (Halley Docherty/The Guardian).

Um civil alemão observa um cartaz soviético com a imagem de Josef Stalin em Berlim, 1945 (Halley Docherty/The Guardian).


Desfile da cavalaria alemã do Arco do Triunfo para a Avenida Foch, 1940 (Halley Docherty/The Guardian).


Um garoto saúda as tropas americanas em uma parada militar no Texas, Estados Unidos. Julho de 1942.

Multidão acompanha as notícias do Dia D através de um letreiro de notícias na Times Square, Nova York, 6 de Junho de 1944 (Halley Docherty/The Guardian).


Um homem observa as ruínas causadas pela explosão de uma bomba atômica em Hiroshima, no Japão (1945). Ao fundo um dos poucos prédios que se manteve de pé, hoje ele faz parte do Parque Memoral da Paz (Halley Docherty/The Guardian)

Soldados soviéticos reunidos no Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade de Berlim, foto de 1945 (Halley Docherty/The Guardian).

Guindaste remove ônibus de cratera causada por um bombardei alemão no distrito de Balham, Londres. Outubro de 1940 (Halley Docherty/The Guardian).


Multidão assiste a um desfile militar após a libertação de Paris em Agosto de 1944 (Halley Docherty/The Guardian).


A ponte que conectava duas seções do Gueto de Varsóvia, separando os judeus do restante da população. Foto de 1942, um ano antes do Levante de Varsóvia (Halley Docherty/The Guardian).

Fonte:
http://www.theguardian.com/cities/gallery/2014/may/20/second-world-war-google-street-view-nazis-paris-london-blitz



Bruno Henrique Brito Lopes 
Graduando em História pela Universidade Católica de Pernambuco. 

Postar um comentário

1 Comentários