Os 10 melhores canais de História no Youtube



Em tempos digitais, aprender sobre qualquer assunto é uma tarefa muito mais simples do que na geração passada. Temas altamente específicos e restritos a especialistas agora estão na rede para quem quiser e souber procurar.

A História (com H maiúsculo) é uma ciência recheada de curiosidades. São fatos e características que podem nos fazer refletir por horas, ou até mesmo mudar nossa forma de ver o tempo presente de maneira permanente. Esse blog nasceu com esse propósito e hoje divide a rede com outros profissionais que fazem o mesmo. Reunimos nesse post alguns dos canais de História mais interessantes do Youtube,  e já ressaltamos que nessa lista só estão considerados os criadores de conteúdo com credibilidade, feito por professores ou divulgadores científicos (em tempos de memes e fakenews, isso é fundamental). 

Para cada canal listado, vou deixar um vídeo sugerido para conhecer seu o trabalho. A sequência da lista não representa uma ordem de qualidade, e podem haver outros canais interessantes faltando. Conto com vocês para complementarem nos comentários!

#1 - Canal História e Tu

Esse canal é alimentado por dois professores, Danilo e Zilmar, e fala de história explorando a individualidade de personalidades, falando de seu dia a dia e ilustrando de forma muito interessante. 


#2 - Impérios AD

O Impérios AD tem uma proposta diferente, ele também é mantido por um professor, Thiago, mas é todo trabalhado em ilustrações e tem uma narrativa bem didática para entender os inúmeros conflitos abordados em seus vídeos, focados principalmente em batalhas e disputas bélicas. 


#3 - Diário de Biologia & História

Esse também é um canal mantido por um professor, ou melhor, uma professora, a Dra Karlla Patrícia, que já realiza divulgação científica há mais de 15 anos. Ela é bióloga por formação, mas recentemente ampliou o projeto para abordar também assuntos relevantes para a História, sendo os temas históricos mais abordados relacionados ao estilo de vida em outras épocas. 

 

#4 - Arqueologia pelo Mundo

Esse canal é focado em arqueologia, mantido pela arqueóloga sergipana Márcia Jamille. Seus vídeos divulgam e comentam notícias da arqueologia, além de apresentarem sites e jogos interativos que interagem com temas relacionados à arqueologia no mundo, que é uma ciência que trabalha lado a lado com a história. Outro ponto bacana é que seu canal faz parte do  Science Vlogs Brasil. O SVBR é um selo que atesta qualidade da divulgação científica no Youtube.


#5 - Nerdologia

O canal Nerdologia é um coletivo responsável por muito material bacana no Youtube, sendo mantido por inúmeros divulgadores científicos especializados em diversas ciências. No campo da História, ele é comandado pelo professor Filipe Figueiredo, que aborda variados temas históricos, muitas vezes relacionados com a cultura pop. A apresentação dos vídeos é muito bem preparada por uma equipe de edição dedicada, o que faz com que os vídeos sejam bastante didáticos. 


#6 - Buenas Ideias

O jornalista Eduardo Bueno é autor de diversos livros sobre a História do Brasil. Seu nome nessa lista pode até gerar discussões sobre o limite do jornalismo na abordagem histórica, mas a contribuição de Eduardo Bueno na divulgação da História do Brasil é notável! No Youtube ele trata de temas variados, quase sempre relacionados ao Brasil. Ao final dos seus vídeos ele costuma fazer uma indicação de leitura mais aprofundada.  


#7 - Uma história a mais

Esse canal é mantido pela professora Patrícia e trata de curiosidades diversas da história, seu conteúdo se parece bastante com os vídeos do canal História e Tu.



#8 - Paulo Rezzutti

O canal do pesquisador Paulo Rezzutti também oferece um longo acervo de vídeos abordando temas históricos. O autor não é historiador, mas é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Ele também  é colaborador da revista Aventuras na História e já escreveu diversos livros e biografias de personalidades da História do Brasil.




#9 - O Covil de Jack

O canal Covil de Jack não trata somente de história, sendo direcionado também para artes, música e outros assuntos relacionados. O conteúdo do canal é bem aprofundado, rendendo bons e longos vídeos.



#10 - História Ilustrada

Como bônus da lista, incluímos, claro, o canal História Ilustrada, que ainda está começando e tão logo vai oferecer mais conteúdo lá no Youtube. O História Ilustrada é mantido pelo historiador Bruno Lopes, e já contou com a colaboração de muitos outros profissionais do ramo.

 

Bruno Henrique Brito Lopes 
Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco. 


Postar um comentário

5 Comentários

  1. https://www.youtube.com/channel/UCqCWpkbI9Xq_yZfQ66rU_RQ

    ResponderExcluir
  2. Sugestão de outro canal ( https://www.youtube.com/channel/UCqCWpkbI9Xq_yZfQ66rU_RQ ) O Ponto Onde Estamos aborda o presente vivido em perspectiva histórica. Reflete sobre temas, conceitos e questões atuais. É uma experiência de apropriação de algumas tecnologias para socializar conhecimento e construir práticas que dialoguem com a construção da cidadania plena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, professor! Não conhecia, vou dar uma olhada no material. Você sabe dizer quem é o autor do canal?

      Excluir
  3. É brincadeira considerar o Império AD como um canal de história. Como humor involuntário até vai. Presta ao papel de desinformar.

    ResponderExcluir